Dos sete cursos de graduação que participaram em todo o Exame Nacional do Desempenho do Estudante 2010 (Enade), que avalia alunos concluintes, seis conseguiram os conceitos mais altos – cinco e quatro. Ambos significam, respectivamente, que os cursos estão “muito além” e “além” do referencial mínimo de qualidade.
Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina obtiveram conceito cinco. Educação Física e Odontologia conquistaram nota quatro. Serviço Social, que, nas duas últimas edições do exame, conseguiu cinco e quatro, ficou com nota dois, devido ao boicote de alunos à prova, ao acatar decisão da Executiva Nacional do Movimento de Estudantes de Serviço Social. Nutrição, um dos cursos novos da UFJF, não foi conceituado, porque ainda não tinha turma formada para fazer o exame.
Os conceitos foram divulgados nesta quarta, 9, à imprensa, pelo reitor da UFJF, Henrique Duque, reunido com diretores e coordenadores dos cursos. As informações foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). “Esses dados reforçam o crescimento homogêneo da Universidade, abrangendo todos os âmbitos da instituição, da graduação à pesquisa, passando pela qualificação do servidor, contribuindo para aumentar ainda mais a projeção da UFJF e de seus cursos e alunos no cenário acadêmico nacional e no mercado de trabalho”, comemora.
Foram apresentados ainda os conceitos preliminares dos cursos (CPC), que envolve outros indicadores, como infraestrutura e corpo docente, e o Índice Geral dos Cursos (IGC) da Universidade, que considera, entre outros aspectos, cursos de graduação e de pós, avaliados de 2008 a 2010.
A cada triênio, são avaliados grupos de cursos, cujos resultados são divulgados no ano seguinte. Em 2010, foram submetidos ao exame as graduações de saúde. Com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes, o Enade produz dados sobre educação superior, construindo referenciais para definição de ações para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
CPC
No Conceito Preliminar de Curso, Enfermagem subiu do índice quatro, na última avaliação, de 2007, para cinco. Os demais cursos obtiveram conceito quatro, exceto Serviço Social, que ficou com três.
O CPC é composto por uma série de indicadores. A qualificação do corpo docente equivale a 30% do conceito, sendo 20% para quantidade de professores doutores, 5% de mestres e 5% em relação ao regime de trabalho. Outros 10% são relativos ao questionário respondido pelos estudantes, divididos igualmente entre infraestrutura e organização didático pedagógica. Os 60% restantes são da nota do Enade, distribuídos entre a nota dos concluintes (15%), dos ingressantes (15%) e o Indicador de Diferença de Desempenho (30%). Veja os conceitos de cada curso em 2010.
Índice crescente
Desde 2008, o Índice Geral de Cursos (IGC) da UFJF vem crescendo, saindo de 353 pontos, em 2007, para 358, em 2010. No último ranking divulgado, de 2009, a Universidade ocupava a 20ª posição entre 180 avaliadas. Em 2007, era a 22ª entre 177. Com isso, mantém a faixa quatro, que significa que a instituição está além do referencial mínimo de qualidade.
O IGC considera o conceito médio dos cursos de graduação e de pós-graduação (obtidos na Capes), em função da quantidade de alunos matriculados, e os percentuais de graduandos e de mestrandos.
Qualidade
A coordenadora da Odontologia, Karina Devito, atribui o resultado positivo do curso à qualificação dos professores, à grade curricular adequada às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), como também à “estrutura, laboratórios e equipamentos de qualidade que permitem uma melhor formação dos alunos”, diz.
A coordenadora de Serviço Social explica que o conceito baixo do curso não desabona a qualidade da graduação, que tem conseguido bons resultados em outros testes. “Dos alunos que não realizaram o exame, muitos estão empregados, dez passaram para mestrado. Isso demonstra a qualidade do curso.”
Interdisciplinaridade é um dos pontos-chave para a posição da Educação Física no Enade, que obteve o segundo melhor conceito – quatro -, conforme a diretora da faculdade, Edna Martin. “Temos professores do Instituto de Ciências Exatas, Biológicas, de Educação. Muito desse resultado se deve ao trabalho em equipe.” A professora ressalta que os alunos avaliados ainda não dispunham de todo o aparato do complexo esportivo da unidade, inaugurado em meados de 2010. “Por isso, na próxima, esperamos chegar ao lugar mais alto do podium”.
Alunos da Faculdade de Farmácia mantiveram a nota cinco no Enade. Para o coordenador do curso, Lúcio Barra, a posição deve-se à atuação de todos na unidade e ao alto investimento na graduação, pesquisa e extensão, estimulados pela melhoria de infraestrutura – laboratórios, biblioteca e equipamentos.
Vizinha à Farmácia e prestes a se mudar para nova sede, a Medicina também conseguiu conceito máximo. “Isso reflete que a faculdade está em concordância com o projeto de melhoramento e ampliação da UFJF”, atribui o coordenador do curso, Célio Chagas. O objetivo atual é manter esse patamar nos próximos anos. “É importante frisar que o resultado reflete não só a qualidade do ensino, mas também a perfomance e o empenho dos nossos alunos”, destaca.
Medicina e Enfermagem foram os cursos que subiram o conceito do Enade de 2007 para o de 2010. São esforços reconhecidos, conforme a coordenadora de Enfermagem, Carmelita Camargo, para quem o conceito valoriza “a dedicação e o comprometimento dos nossos aluno com a profissão que pretendem seguir.”
A Fisioterapia acostumou-se a conseguir conceito cinco. É assim há três avaliações consecutivas – 2004, 2007 e 2010. A intenção é que esse hábito seja mantido, segundo a coordenadora da graduação, Cyntia Corrêa. “A nossa meta é que no próximo Enade [CPC e IGC], em 2013, todos os professores que compõem o corpo docente tenham concluído o doutorado”, afirma.
Em 2011, cerca de 1.200 alunos da UFJF estavam inscritos no Enade, aplicado em novembro. Participaram estudantes de Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências da Computação; Ciências Sociais; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Produção; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia (presencial e a distância); e Química. O conceito será divulgado em 2012.
KSR(10/11/11)