O mesmo placar invicto de 3 x 0 nas duas partidas garantiu o título de campeão ao time de vôlei da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na primeira fase dos Jogos do Interior de Minas (Jimi), realizada neste final de semana. Ao derrotar as equipes de Santos Dumont e de Barbacena, os jogadores classificaram-se para as disputas regionais em Manhuaçu, entre os dias 19 e 24 de julho.
O treinador da equipe e professor da UFJF, Maurício Bara, afirma que os jogos foram vencidos tranquilamente por causa do ritmo de jogo coeso e harmônico, sem o predomínio de um único atleta. “Destaco o grupo como um todo, houve boa distribuição dos pontos, com um equilíbrio entre os jogadores”. Por isso, o lema da equipe prega “todos em quadra, atuando da melhor maneira possível”.
Na posição de ponteiro, Roney Barreiras está desde 2010 com o grupo. Ele ressalta a seriedade do trabalho em conjunto como ponto principal pelas vitórias neste Jimi. “O vôlei é muito dinâmico e é o mais coletivo de todos os esportes. É importante colocar todos no jogo para ganharmos”, teoriza.
Maurício distingue dois aspectos que garantiram a conquista: a qualidade técnica da equipe e a estrutura de treinamento. “Temos um volume de treinos maior, com seis encontros e quatro sessões de musculação por semana”, conta.
Próxima fase
A equipe de vôlei da UFJF tenta, desde 2008, repetir o feito de 1986, quando Juiz de Fora foi campeã pela última vez na modalidade, que é uma das mais disputadas na competição. Foi vice-campeã estadual em 2009, e ficou entre os quatro primeiros no ano passado. “Esta etapa regional é um pouco mais difícil, mas esperamos passar por ela”, diz Maurício esperançoso.
Outras informações: (32) 2102-3287
KSR(25/04/11)