A valorização do esporte informal e da atividade lúdica como ferramenta de inclusão social foi o assunto debatido no último dia do III Seminário de Pesquisa em Educação Física, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 4, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encerramento do evento contou com o lançamento do livro “Lazer, Esportes e Educação Física – Pesquisa e Intervenções da Rede Cedes/UFJF e do Ministério dos Esportes” elaborado por professores e alunos da UFJF.
Para falar da Rede Cedes (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer), a Faefid convidou a coordenadora geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, Patrícia Zingoni Machado de Morais. A coordenação faz parte da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte. Patrícia falou dos programas desenvolvidos pelo Ministério e das perspectivas do governo. Também explicou como funciona a Rede CEDES, que tem como objetivo implantar vários núcleos de pesquisa e estimular os já existentes para produzir e difundir políticas públicas de esporte e lazer.
A UFJF vem realizando uma série de pesquisas na área, o que resultou na elaboração do livro, organizado por Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior, Edna Hernandez Martin e Luis Carlos Lira. A obra reúne relatos de pesquisas realizadas por professores e alunos da UFJF no campo do Esporte e do Lazer, sob a ótica das Ciências Humanas e Sociais. As pesquisas relatadas na obra foram realizadas nos anos de 2006 e 2007.
Para Patrícia, “o esporte, quando levado de uma forma mais lúdica, desde o planejamento até a execução, pode trazer benefícios como elevar a auto-estima, valorização de si mesmo, mobilização da sociedade. Isso confronta problemas como a violência e cria uma alternativa aos jovens, retirando-os da vulnerabilidade social”.
Para receber o financiamento do governo, as Universidades devem enviar projeto ao Ministério do Esporte de acordo com edital publicado no site do governo. Patrícia contou que “a UFJF é parceira antiga em realização de projetos com o Ministério do Esporte e foi uma das primeiras a integrar a Rede CEDES”. Por fim, Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior, em seu discurso, revelou que o próximo trabalho será na área da memória da Educação Física.
Outras informações: (32) 2102 3282 (Faefid)
KSR(05-12-09)