Fechar menu lateral

FAEFID lança livro com apoio do Ministério do Esporte

Patrícia Zingoni de Morais falou sobre a rede Cedes e da importância do esporte para enfrentar problemas sociais, como a violência

Patrícia Zingoni de Morais falou sobre a rede Cedes e da importância do esporte para enfrentar problemas sociais, como a violência

 

A valorização do esporte informal e da atividade lúdica como ferramenta de inclusão social foi o assunto debatido no último dia do III Seminário de Pesquisa em Educação Física, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 4, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encerramento do evento contou com o lançamento do livro “Lazer, Esportes e Educação Física – Pesquisa e Intervenções da Rede Cedes/UFJF e do Ministério dos Esportes” elaborado por professores e alunos da UFJF.

Para falar da Rede Cedes (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer), a Faefid convidou a coordenadora geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, Patrícia Zingoni Machado de Morais. A coordenação faz parte da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte. Patrícia falou dos programas desenvolvidos pelo Ministério e das perspectivas do governo. Também explicou como funciona a Rede CEDES, que tem como objetivo implantar vários núcleos de pesquisa e estimular os já existentes para produzir e difundir políticas públicas de esporte e lazer.

Professor Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior disse que próximo projeto deverá ser na área de memória do esporte

Professor Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior disse que próximo projeto deverá ser na área de memória do esporte

 

A UFJF vem realizando uma série de pesquisas na área, o que resultou na elaboração do livro, organizado por Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior, Edna Hernandez Martin e Luis Carlos Lira. A obra reúne relatos de pesquisas realizadas por professores e alunos da UFJF no campo do Esporte e do Lazer, sob a ótica das Ciências Humanas e Sociais. As pesquisas relatadas na obra foram realizadas nos anos de 2006 e 2007.

Para Patrícia, “o esporte, quando levado de uma forma mais lúdica, desde o planejamento até a execução, pode trazer benefícios como elevar a auto-estima, valorização de si mesmo, mobilização da sociedade. Isso confronta problemas como a violência e cria uma alternativa aos jovens, retirando-os da vulnerabilidade social”.

Livro foi organizado por professores da UFJF

Livro foi organizado por professores da UFJF

 

Para receber o financiamento do governo, as Universidades devem enviar projeto ao Ministério do Esporte de acordo com edital publicado no site do governo. Patrícia contou que “a UFJF é parceira antiga em realização de projetos com o Ministério do Esporte e foi uma das primeiras a integrar a Rede CEDES”. Por fim, Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior, em seu discurso, revelou que o próximo trabalho será na área da memória da Educação Física.

Outras informações: (32) 2102 3282 (Faefid)

KSR(05-12-09)