Sport Club e UFJF firmam acordo para fomento do futebol de base, no masculino e feminino

Alunos da UFJF serão braço da universidade na montagem e desenvolvimento da metodologia de trabalho para atletas entre 7 e 17 anos. Clube fará seletivas

Foto: Bruno Ribeiro

O Sport Club e a Universidade Federal de Juiz de Fora, através do projeto Futebol UFJF, que existe desde 2014, firmaram um acordo para fomento e desenvolvimento de atletas entre sete e 17 anos nas categorias de base do Periquito, tanto no futebol masculino, quanto no feminino.

O contrato foi assinado pelo presidente do Verdão, João Pereira de Almeida, o Dudinha, e pelo diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Jeferson Vianna, em solenidade realizada na sede do clube, na Avenida Rio Branco, Centro da cidade. Os secretários de Esportes e Lazer, Marcelo Matta, e de Comunicação Social, Márcio Guerra, estiveram presentes no anúncio da parceria.

Contrato foi assinado pelo presidente do Sport Club, Dudinha (à esquerda), e pelo diretor da Faefid, Jeferson Vianna (à direita, no canto) — Foto: Bruno Ribeiro

A ideia do projeto é colocar os alunos de várias áreas da universidade ligadas ao futebol, como educadores e preparadores físicos, treinadores e fisioterapeutas, por exemplo, a serviço da base do Sport, com objetivo da criação de uma metodologia de trabalho que se torne uma cultura no clube e que beneficie tanto o ensino, quanto a formação de atletas.

— A nossa ideia, em termos de construção pedagógica e didática metodológica é atender crianças dos sete até adolescentes com 17 anos de idade, com a possibilidade de ampliar isso para categorias de atletas mais jovens, a partir de quatro anos de idade, a depender de alguns recursos e modificações estruturais que a gente vai fazer aqui dentro — disse o coordenador metodológico do projeto, Felippe Cardoso.

“A nossa grande proposta é formar jogadores com qualidade, inteligentes e criativos para o jogo, mas que não se prendam ao processo de formação esportiva, mas também de formação humana, que a gente vê como chave central dentro dessa proposta”.

As estruturas do Sport Club e da Faefid serão utilizadas paralelamente durante o projeto. As despesas com viagens e jogos, em disputa de campeonatos de base ficarão a cargo do Verdão da Avenida.

Inicialmente, a parceria não vai mirar no projeto de escolinhas, já que a estrutura existente está voltada para a montagem de time com foco no rendimento. A comunidade terá acesso a peneiras, que serão marcadas e informadas pelo clube, como explica Felippe Cardoso.

— Vamos ter peneiras, e as pessoas vão ter acesso de maneira gratuita a essas peneiras, até porque é um retorno que uma instituição federal (UFJF) tem que dar à sociedade, que é o acesso à prática esportiva — garantiu.

parceria, Sport Club JF, Futebol UFJF, Juiz de Fora — Foto: Bruno Ribeiro

Felippe Cardoso também falou sobre a importância da perenidade da iniciativa. Segundo ele, a continuidade dos trabalhos por anos é a chave para que o clube seja capaz de implementar um modelo de condução da base e que consiga resultados, dentro e fora do campo, através da formação e futura negociação de atletas.

“É importante que o projeto tenha vida útil longa e seja sustentável. Quando digo “sustentável” é: formamos, formamos bem, com qualidade. Caso esses jogadores que a gente forme cheguem ao alto rendimento para outro clube é interessante para que a gente consiga algum recurso (com a negociação)”.

Outro coordenador do projeto, Heglison Toledo falou sobre a importância da parceria para os estudantes da UFJF que buscam capacitação para trabalharem com o esporte.

— O objetivo primário é o ensino e a formação dos nosso alunos, O Sport tem um projeto muito bom sedimentados, e os nossos alunos e estagiários farão parte também do projeto. Na outra mão a própria Faefid vai possibilitar ser mais um braço ao Sport através da pesquisa, da estrutura, para que a gente possa viabilizar— esse projeto a partir da ciência — falou.

“O Sport Club é um clube do esporte”

parceria, Sport Club JF, Futebol UFJF, Juiz de Fora — Foto: Bruno Ribeiro

A frase é do presidente do Verdão, Dudinha, que se disse feliz com o acordo com a universidade e com a possibilidade de fomentar a formação de atletas e cidadãos. Segundo ele, o clube trabalha para que possa disputar competições de base ainda em 2022. Fato que ainda não está confirmado.

Porém, ele adianta que o futebol é só o primeiro passo de uma ideia que vai se expandir para outros setores do Alviverde.

— A ideia é resgatar todas as modalidades aqui dentro, como foi resgatado o vôlei, o basquete. Dentro disso vamos expandir para as regiões, vamos abrir núcleos, com equipes de pessoas que vão nos representar lá — concluiu.

Fonte: GE  Zona da Mata/TV Integração