Coordenação de Curso informa: flexibilização curricular para formandos do 2º semestre letivo 2020

A Coordenação dos Cursos de Educação Física, modalidade presencial, que aqueles alunos em condição de concluir o curso neste 2º semestre letivo de 2020 deverão enviar os certificados para cômputo das horas complementares à coordenação de curso.

Passo a passo para solicitação da flexibilização

Preencher o requerimento de flexibilização (clique aqui), organizar os certificados conforme orientações contidas abaixo e enviar os 02 arquivos (em PDF) para o e-mail secretaria.coordfaefid@ufjf.edu.br de 23 a 26 de fevereiro (próxima sexta-feira) de 2021, impreterivelmente.

O assunto do e-mail deverá ser “entrega das horas de flexibilização curricular do segundo semestre letivo/2020” e logo a seguir inserir seu nome completo, ainda no assunto. Neste e-mail e em todos os outros sobre o tema, logo no início , o aluno deverá deixar em destaque o nome completo, número de matrícula e telefone de contato e se as horas de flexibilização são destinadas ao Curso de Bacharelado ou Licenciatura.

Portanto, o e-mail deverá, obrigatoriamente, conter 02 (dois) arquivos anexados, o do requerimento e o dos certificados- ambos em PDF, nomeados da seguinte maneira, respectivamente:

– Requerimento “inserir seu nome” Flexibilização Curricular 2020 3

– Certificados ” inserir seu nome” Flexibilização Curricular 2020 3

Além disso, os textos dos 2 arquivos devem estar em posição adequada para leitura na tela, NÃO podendo estar, por exemplo, de lado ou de cabeça para baixo. Para o envio dos certificados, atenção para as orientações abaixo:

Enviar os certificados em PDF e em ordem cronológica dos semestres. Como exemplo:

– 1º semestre de 2018: curso, palestra, congresso, oficina, grupo de estudo, etc.

– 2º semestre de 2018: curso, palestra, seminário, congresso, oficina, etc.

– 1º semestre de 2019: curso, seminário, oficina, simpósio, palestra, etc.

– 2º semestre de 2019: curso, palestra, simpósio, congresso, etc., e assim sucessivamente.,

Não analisaremos certificados que não estiverem em PDF e que não forem enviados em ordem cronológica, misturados por data. Por favor, coloquem os certificados em ordem cronológica, de acordo com os semestres e CONFIRA, antes de enviar, o cômputo de carga horária de acordo o Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), Título V e Anexo I disponível na página da PROGRAD/UFJF

Pedimos que tais ações sejam tomadas para facilitar a conferência dos certificados, assim como o envio desnecessário de certificados que não serão contemplados. UTILIZE a tabela do RAG para se orientar e enviar somente os certificados necessários.

A carga horária total para a flexibilização curricular é de 200 horas. Você deverá digitalizar os certificados em ordem cronológica (por semestre) em um ÚNICO ARQUIVO e contendo somente os certificados que serão utilizados. Caso insista em enviar certificados além do cômputo necessário, não iremos analisar o arquivo. Contamos com a sua compreensão, uma vez que a coordenação possui demandas demais para se incumbir de filtrar os certificados de todos os formandos, principalmente neste semestre remoto.

Após a conferência do arquivo enviado com todos os certificados, de acordo com as orientações acima, caso esteja correto, abriremos o processo de flexibilização curricular e enviaremos para a CDARA que, após análise e estando conforme o RAG, enviará e-mail para os alunos quando as horas tiverem sido computadas no histórico escolar.

Em relação aos certificados, atenção para:

– têm que estar em PDF;

– devem conter a logomarca da instituição que emitiu o certificado e/ou número do CREF, nome completo e assinatura de quem expediu.

– devem conter a data (dia, mês, ano) ou o período de realização completo (ex.: março a julho de 2020);

– devem conter a carga horária total do evento;

– estar totalmente legível e no tamanho suficiente para leitura;

Observações muito importantes

– São necessárias 200 horas que serão contabilizadas conforme a tabela do Anexo I do RAG.

– Cuidado com o cômputo de horas para eventos que foram cursados no mesmo semestre e que possuem a mesma natureza. Por exemplo, o aluno participou de quatro cursos de curta duração, de 30 horas cada, entre janeiro de julho de 2019, ou seja, todos no mesmo semestre de um ano. Um feito em fevereiro, outro em março, outro em abril e outro em junho. De acordo com o RAG, só podemos computar 15 horas de um total de 120 horas. Não adianta enviar certificados que não serão contemplados. Por isso, chamamos atenção para a importância de seguirem o que dispõe a tabela do RAG.

– Conforme prevê o RAG, podem ser computadas horas de flexibilização curricular para o caso de “ estágio não obrigatório”. Nesse caso, o nosso PPC prevê o máximo de 40 horas para atividades desenvolvidas de cunho educativo-formativo em academias de ginástica, por exemplo, desde que sejam em áreas diversificadas. NÃO utilizar o termo estágio não obrigatório e sim desenvolvimento de atividades de cunho educativo-formativo.