Quarteto do Cria UFJF disputa os Jogos Escolares da Juventude

Maior competição estudantil do Brasil ocorre em Blumenau (SC) com cerca de 5 mil alunos-atletas

Nalanda, no centro, disputará provas de velocidade em Blumenau (Foto: Arquivo pessoal)

Os atletas Nalanda Campos, Kaique Gabriel Rocha Soares, João Victor Ferreira da Silva e Victor Hugo Dias participam, nos próximos dias, dos Jogos Escolares da Juventude 2019 (JEJ), a maior competição estudantil do Brasil, realizada na cidade de Blumenau (SC) até o fim de novembro. O quarteto do Cria UFJF, projeto de atletismo da universidade, estará entre os cerca de 5 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos, dos 26 estados do país e do Distrito Federal na disputa de 14 modalidades.

No Módulo I (nascidos entre 2005 e 2007), Victor Hugo foi classificado para o lançamento de dardo e convocado para o arremesso do peso. Já Kaique conquistou vaga nos 1000m e também foi selecionado para os 75m rasos. No Módulo II (de 2002 a 2004), João Victor conseguiu vaga no lançamento de disco, enquanto Nalanda obteve classificação nos 100m e também foi chamada para integrar o revezamento misto dos 4x400m e dos 200m. As participações foram confirmadas após vitórias na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

João Victor também irá representar o projeto coordenado por Jorge Perrout (à esquerda) (Foto: Divulgação)

Treinador do grupo de saltos e velocidade da equipe de atletismo juiz-forana, Jhonatan Marques afirmou que “o objetivo principal é alcançar a final, estar entre os 12 atletas nos lançamentos, entre os oito nas provas de velocidade e entre os 16 na prova de fundo. Porém sabemos que os atletas têm potencial para ser melhores do que isso, pois se comparar as marcas dos nossos alunos, a nível do ranking nacional da modalidade, estarão entre os cinco na faixa etária.” Ainda segundo o profissional, há chances de pódio se os atletas conseguirem melhorar suas marcas pessoais.

Kaique é novato no Cria e já se destaca na corrida (Foto: Divulgação)

“O Victor Hugo tem a expectativa de alcançar os 50 metros no dardo e competir bem no peso. Já o Kaique, que começou a treinar neste ano com a gente, espera poder correr os 1000m em 3 minutos ou abaixo, e fazer boa prova de 75m. No módulo II, ambos são de 2003 e têm mais um ano ainda no mesmo módulo, portanto é possível ter atletas mais experientes nas provas que eles. Nas provas de lançamentos o detalhe pode decidir a qualquer momento. Já a Nalanda, da velocidade, correu bem e vem forte atrás de correr os 100m abaixo de 12 segundos e os 200m na casa dos 25 segundos com vento regular, o que a colocaria em um outro patamar para as provas de velocidade visando o ano que vem.”

Fonte: TRIBUNA DE MINAS