Ex-aluno da UFJF, Marcelo Van Gasse vai atuar na Copa do Mundo como árbitro auxiliar

Juiz-forano de coração, Marcelo Van Gasse é um dos três brasileiros selecionados pela Fifa para trabalhar no campeonato mais importante do futebol mundial

Três brasileiros, entre eles, o juiz-forano de coração Marcelo Van Gasse, árbitro assistente formado em educação física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estão na lista oficial de árbitros, divulgada pela FIFA, nessa quinta-feira (29) que vão atuar na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Compõem o trio ainda os brasileiros Sandro Meira Ricci, como árbitro principal, e Emerson de Carvalho, também como assistente. No total, 36 juízes e 63 auxiliares de 46 país foram convocados para atuarem no mundial.

Em entrevista à Tribuna, Van Gasse confirmou a convocação e contou que recebeu a notícia nessa quinta-feira, por volta das 10h, por meio de um e-mail da FIFA parabenizando-o pela convocação. Ele ainda não sabe quando viajará para a Rússia, mas vai participar de um curso na Itália, programado para acontecer em abril. “Foram cerca de 40 meses de trabalho e muitos jogos e, nesta quinta, recebi esse e-mail. A gente trabalha sempre para fazer grandes jogos e chegar em grandes competições, e ter o órgão máximo do futebol dando esse retorno significa que estamos fazendo um bom trabalho”, comentou.

Questionado sobre a expectativa de viajar para a Rússia, Van Gasse brincou dizendo que não deve passar frio, já que, em junho, será verão no hemisfério norte. “Além do crescimento pessoal, a gente leva do futebol também a parte cultural. É uma vivência muito importante. Creio que vou gostar muito, porque vou mexer com futebol, que é uma coisa que amo fazer, e é um país novo. Vai ser maravilhoso. Já olhei a previsão do tempo e vi que deve fazer uns 20 graus, então a gente não vai passar frio”.

Atuando como árbitro há mais de 20 anos, é a segunda vez que o brasileiro, natural de Valença (RJ), vai participar de uma Copa do Mundo. Ele também atuou na competição de 2014, no Brasil, com o mesmo trio de arbitragem. De acordo com ele, é a primeira vez que dois árbitros assistentes brasileiros são convocados para participar de um segundo mundial. Ao longo do ano, ele participa de outras competições. No domingo (1), vai atuar na final do campeonato baiano e, na quarta-feira (4), faz parte do trio de arbitragem da Libertadores da América, no jogo entre Cruzeiro e Vasco.

Agradecimentos

Formado em 1999, Van Gasse se casou em Juiz de Fora com Eliana Van Gasse, com quem tem dois filhos, de 9 e 17 anos. “É uma conquista minha, mas também da minha família e dos meus amigos. Minha esposa me ajuda muito, vivo viajando e ela segura a onda com as crianças, cuidando deles e resolvendo os problemas.” Ele aproveitou o espaço para agradecer também aos professores Anderson Occhi e Marcelo Matta. “Comecei em Juiz de Fora na base, no futebol amador. Eu bandeirava a Copa Bahamas no extinto campo do Lacet, em frente ao shopping, e fazia jogos da Liga de Futebol de Salão. Todas as portas foram abertas para mim por meio da universidade, na qual comecei e continuo treinando. Juiz de Fora me abraçou e sou muito grato a isso”, completou.