Adolescentes do Centro Socioeducativo conquistam vaga na equipe sub-17 do Futebol UFJF

para quando deixarem para trás a unidade de internação

Dois adolescentes do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, que cumprem medida de internação, foram selecionados para integrar o Futebol UFJF, equipe que faz parte de programa de extensão da Universidade. Durante uma semana, cerca de 80 garotos de 16 a 17 anos participaram da seletiva, para inclusão de novos talentos no futebol na categoria sub 17. Da peneira de 15 escolhidos, dois são acautelados do Centro e agora já sonham com um futuro diferente para quando deixarem para trás a unidade de internação.

Ambos já estão em treinamento diário com a equipe desde o fim de janeiro. “O esporte é um meio para que eles consigam sair da criminalidade. Principalmente porque dentro da unidade eles contam com apoio psicológico e incentivo para esse novo momento”, afirmou o técnico da equipe da universidade, Alex Nascif, para a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Lucas, 15 anos, foi um dos escolhidos e está na unidade de Juiz de Fora desde fevereiro de 2017. Ele conta que dos seus 9 aos 12 anos treinou em um time de sua cidade natal, Três Corações. Portanto, ter a oportunidade de voltar a treinar é algo que ele está valorizando. “Eu sempre gostei do esporte e sonhei em ser um grande jogador. Quero aproveitar de todas as formas essa segunda chance que a vida está me dando e ser notícia nas páginas de esporte”, disse. Já Luan, 16, avalia a oportunidade como um novo caminho para um futuro melhor. “A gente sabe que quando a gente se dedica, fica mais fácil conquistar nossos sonhos. E eu pretendo dar o meu melhor. ”

Ferramenta de inclusão

O diretor do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Osnério Abreu, afirmou que acredita no esporte como meio transformador dos jovens. “É uma ferramenta eficaz de inclusão e de fortalecimento dos vínculos sociais. Sua prática tem um enorme potencial para a transmissão de valores e normas de conduta”, ressaltou.

A unidade conta com o Projeto esportivo “Superação” e 45 adolescentes participam dele. A ação busca oportunidades para que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participem de aulas de iniciação esportiva dentro e fora dos centros. É uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com a Organização da Sociedade Civil (OSC), “De Peito Aberto”. Além da prática esportiva, o “Superação” enfatiza atividades recreativas, como caminhadas ecológicas, passeios de bicicleta e skate, capoeira, dança, avaliações físicas, oficinas temáticas. Em média, cerca de 1.500 jovens são atendidos pelo projeto em todo o Estado de Minas Gerais.

Fonte: TRIBUNA DE MINAS