Primeiro atleta olímpico treina na UFJF e elogia instalações

28194989010_a5c4c64862_k-630x356

Recordista olímpico Chen Ding, na pista da Faefid: “Esta área é muito boa para treinamento, principalmente para marcha atlética” (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O atual campeão e recordista olímpico da marcha atlética de 20 quilômetros, Chen Ding, foi o primeiro atleta a treinar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na tarde desta sexta-feira, 22, Chen se exercitou durante cerca de 40 minutos, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), para reconhecimento da área.

O chinês veio acompanhado de quatro membros da delegação chinesa, que ainda tem 102 integrantes para chegar, entre atletas e comissão técnica. Nove equipes de oito países treinarão na Universidade como preparação para os Jogos Rio 2016.

Falando em mandarim, com tradução em inglês pelo técnico Fei Jian, Chen elogiou a infraestrutura da Universidade. “Esta é uma área muito boa para treinamento de atletismo, principalmente para marcha atlética. Aqui é muito calmo, com boa estrutura para treinos, como também na rodovia [BR-440]. O clima daqui também é muito amigável. Sinto-me muito feliz com isso”, disse o atleta, cujo sobrenome (Chen), no modelo chinês, vem à frente do nome (Ding). Já no perfil da Associação Internacional de Federações de Atletismo, é adotado o padrão Ding Chen.

Chen treinou por cerca de 40 minutos e em seguida falou à imprensa (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O chinês ainda agradeceu a oportunidade de estar em Juiz de Fora, mais precisamente no local de treino disponibilizado pela Universidade. Ele volta à faculdade na tarde deste sábado.

Questionado sobre a primeira impressão na cidade, o recordista listou de forma simpática duas impressões. “A número um é que é muito longe da China, foram 41 horas de viagem da minha casa até aqui (risos). A número dois é que aqui é um lugar muito bom, com um lindo espaço e lindas pessoas.”

Esta é a segunda vez que Chen visita a UFJF – ele esteve na instituição em 2014, quando a comissão chinesa estava escolhendo locais para aclimatação.

O asiático foi o mais novo corredor a conquistar uma medalha de ouro olímpica, sagrando-se campeão e batendo recorde olímpico aos 19 anos – um dia antes de completar aniversário -, com o tempo de 1h18min46s, nos Jogos de Londres 2012. Além disso, o atleta conseguiu a prata no mundial de atletismo, em Moscou 2013, e é um dos favoritos da sua prova no Rio.

A equipe chinesa é a primeira de oito que desembarcarão em Juiz de Fora. A próxima é a seleção masculina de vôlei do Egito, que chega, neste sábado, à noite.

Em seguida, virão as delegações de atletismo dos Estados Unidos, Eslováquia, Estônia, Polônia e Qatar, e de atletismo olímpico e paralímpico do Canadá.