Fechar menu lateral

Recordista olímpico, atleta chinês será o primeiro a chegar em Juiz de Fora

O atual campeão e recordista olímpico na modalidade da marcha atlética de 20 quilômetros, Ding Chen, será o primeiro esportista a pisar em solo juiz-forano a fim de se preparar para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O atleta chega na próxima sexta-feira, 22, acompanhado de quatro integrantes da comissão de atletismo. A China e mais outros sete países enviarão equipes para treinar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na BR-440 (Via São Pedro).

 

Ding Chen se destacou nos 20 quilômetros de marcha atlética, ao vencer a prova nas Olimpíadas de Londres-2012, aos 19 anos, apenas um dia antes de completar 20 anos. Ding estabeleceu novo recorde olímpico, com a marca de 1h18min46s – 11 segundos à frente do guatemalteco Erick Barrondo e 39 segundos mais rápido do que seu compatriota Zhen Wang.

 

Em 2013, o atleta ainda conquistou medalha de prata no campeonato mundial de atletismo, em Moscou, com o tempo de 1h21min09s. Ding Chen, 23 anos, nasceu em Yunnan, no Sudoeste da China, e se tornou o mais jovem corredor a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas. Ele começou a carreira profissional aos 16 anos, e sua primeira participação de destaque foi no Campeonato Mundial de Atletismo Júnior, que ocorreu em 2008, na Polônia, na categoria 10 quilômetros de marcha atlética.

 

Os integrantes da comissão técnica são Jian Fei, Wen Guan, Lian Sun e Xiaojun Tian.

 

 

Aprovação da estrutura

Em 2014, Ding Chen esteve na UFJF com outros quatro atletas e dirigentes de atletismo para reconhecer a estrutura do complexo esportivo de atletismo da Faefid e eles aprovaram as instalações.

 

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começarão no dia 5 de agosto, dia do aniversário de Chen, e o atletismo começa no dia 12.

 

 

Marcha atlética

A marcha atlética de 20 quilômetros é uma das modalidades de rua. O atleta deve ter sempre um dos pés em contato com o chão. Ela se assemelha com uma caminhada rápida ou uma corrida andando. No movimento alternado, as duas pernas não podem ficar flexionadas ao mesmo tempo. Enquanto uma dá o passo, a outra tem de estar estendida, com o pé tocando o solo.