UFJF reúne forças de segurança para recepcionar delegações olímpicas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu nesta terça-feira, 28, representantes de diversas entidades de segurança, locais, regionais e federais, para desenvolvimento do plano de trabalho durante o período em que nove delegações esportivas treinarão no campus para as Olimpíadas 2016. Esta foi a segunda reunião do grupo, que pretende concentrar os esforços para receber com tranquilidade e segurança atletas, profissionais de imprensa e visitantes do país e do exterior.

O diretor de Segurança da UFJF, Isalino Clemente, apresentou uma primeira proposta de planejamento para a área interna do campus, considerando especialmente a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), onde serão feitas as atividades de treino e também realizados eventos abertos ao público externo. Cada uma das entidades pôde esclarecer qual será o papel de seus profissionais durante o período para garantir a segurança de todos.

Além de reuniões periódicas sobre segurança, a UFJF também já se reuniu com os sindicatos dos hotéis, de bares e restaurantes e do comércio, informando sobre a necessidade de capacitação desses setores para o período de preparação pré-Jogos. A diretoria de Relações Internacionais também já abriu processo seletivo para que alunos voluntários bilíngues possam acompanhar atletas e treinadores.

A delegação de atletismo da China será a primeira a chegar à cidade, no dia 22 de julho. Também treinarão na UFJF as delegações de atletismo do Canadá (olímpica e paralímpica), da Eslováquia, da Estônia, da Polônia, do Qatar, um atleta dos Estados Unidos e a equipe de vôlei do Egito, num total de 330 pessoas. Saiba mais.