Núcleo de pesquisa fecha acordo internacional para publicação de livros sobre educação física

ed-fisica1O Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime) fechou uma parceria internacional para publicação de cinco livros voltados para práticas de educação física dentro da questão de gênero. O acordo com a Associação Internacional de Educação Física e Esporte para Garotas e Mulheres (IAPESGW) foi firmado pela coordenadora do núcleo, professora Eliana Lucia Ferreira, em simpósio sobre a temática, realizado na Turquia nos dias 4 e 5 de setembro.

Os volumes buscarão divulgar o conhecimento sobre atividades físicas diferenciadas em todo mundo, representando cada um deles a realidade dos cinco continentes. Coordenarão o título americano, a professora da UFJF Eliana Ferreira e a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Maria Beatriz Rocha Ferreira, que irão tratar sobre a educação física para pessoas com deficiência.

Serão escolhidos textos de dez pesquisadores por obra. A previsão é que a coleção seja lançada pela futura Editora NGime, ainda em fase de criação, durante o Congresso de Ciência, Educação e Medicina Esportiva que antecede os Jogos Olímpicos e será realizado em Santos (SP), em 2016.

Simpósio

Como representante do Conselho Internacional de Ciência do Esporte e Educação Física (ICSSPE), Eliana Ferreira ministrou conferência no 1º Simpósio Internacional de Questões de Gênero do Esporte, realizado em Ankara, na Turquia. Ela falou sobre esportes adaptados no Brasil, com ênfase na atividade de coordenação da especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência – curso ofertado pela UFJF na modalidade a distância, atualmente em sua sexta versão.

Outras informações:

Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância