Atletismo do Canadá confirma interesse em treinar na UFJF para Olimpíadas de 2016

reitor_Henrique_Duque_e_Peter_Eriksson_assinam_protocolo_29082014_credito_Alexandre_DornelasA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá duas delegações internacionais treinando no campus em 2016. Após a assinatura de protocolo de intenções com o comitê da China, no último dia 4, a delegação de atletismo do Canadá foi a mais nova a confirmar a vinda a Juiz de Fora. Na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor Henrique Duque, e o técnico da delegação de Atletismo do Canadá, Peter Eriksson, assinaram o protocolo de intenções de cooperação entre as duas instituições, que autoriza a equipe canadense a utilizar o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) como centro de treinamento para os Jogos Olímpicos de 2016.

Em entrevista à imprensa, na sala do Conselho Superior, no Museu de Arte Murilo Mendes, Eriksson confirmou que tanto a delegação canadense olímpica, composta por 80 a 100 pessoas, quanto a paralímpica, formada por 60 a 80 integrantes, confirmaram o interesse de virem para Juiz de Fora. As equipes ficarão entre duas a três semanas antes dos Jogos Olímpicos, marcados para 5 a 21 de agosto de 2016, e Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro, ambos no Rio de Janeiro. Equipes paralímpicas de outras modalidades esportivas, como basquetebol sentado, também demonstraram interesse na Universidade para futuros acordos.

“A Universidade possui ótima pista de atletismo, área de lançamento de disco, pista ou áreas para maratonistas na instituição e ao redor. E a UFJF já estava ampliando estruturas que ficarão prontas a tempo. Ficamos realmente contentes com tudo isso”, destacou Eriksson. O técnico refere-se à melhoria de instalações e equipamentos, incluindo pista de atletismo, reforma da sala de musculação e conclusão do novo ginásio poliesportivo.

O reitor ainda anunciou a finalização da compra de equipamentos de atletismo para a faculdade, orçados em R$ 2 milhões. Estão incluídos varas de salto em altura, barreiras, colchões e cronômetros. “Quando pensamos em criar o Complexo Esportivo da Faculdade, tínhamos planos ousados para lá. Um deles era trazer uma delegação para as Olimpíadas. Agora são duas: Canadá e China. E, além da UFJF, ganha a cidade com a vinda das delegações ”, destacou Duque.

Assim como a ampliação e a modernização das instalações realizadas nos últimos anos na faculdade, visaram prioritariamente à comunidade acadêmica, os novos investimentos também refletem essa preocupação, tendo como mais um incentivo a vinda das delegações olímpicas, conforme o diretor da Faculdade, Maurício Bara. “O convívio durante um mês com atletas olímpicos e paralímpicos é um grande benefício para a faculdade. E com o Canadá há contrapartida acadêmica, de palestras, workshops e cursos, como prevê o protocolo. Ainda há uma relação forte de universidades canadenses de York e Toronto (cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2015) com o esporte. Essas são portas importantes para UFJF no futuro próximo”, disse.

As equipes chinesa e canadense deverão treinar nos mesmos períodos, mas o Canadá terá exclusividade e prioridade em cinco horários de treinamento na pista, campo e sala de pesos, conforme o documento assinado nesta sexta. A Via São Pedro, na Cidade Alta, próxima à UFJF, também poderá ser usada pelos atletas para os treinos de corrida e que envolvem cadeira de rodas. O acordo final, que garantirá os termos da parceria, deverá ser assinado até 31 de dezembro de 2014.

A escolha pela UFJF e pela cidade começou há cerca de dois anos quando a Prefeitura de Juiz de Fora, com o apoio da Universidade, elaborou um catálogo sobre o município, direcionado aos comitês olímpicos e apresentado em eventos, durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, conforme o chefe de Gabinete do Reitor, Renato Miranda, que atuou como secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de 2009 a 2012.

Canadá em Olimpíadas

Os atletas canadenses conquistaram 52 medalhas no atletismo em 26 edições dos jogos olímpicos de que participaram, sendo 13 de ouro. Em 2012, a única medalha foi obtida pelo atleta Derek Drouin, que obteve bronze no salto em altura. Nos jogos de Pequim, em 2008, a corrida de 100 metros com barreiras feminina levou o bronze e assegurou o único pódio para o Canadá nessa modalidade com Priscilla Lopes-Schliep.OLY COC London 2012

Para 2016, o objetivo é obter entre duas a três medalhas. Em 1976, a cidade de Montreal sediou a competição. “É difícil fazer predições, mas queremos fazer melhor do que fizemos no passado. Obter duas a três medalhas seria bom para nós. Mas sabemos que podemos ser surpreendidos, pois conseguimos incluir cinco atletas entre os melhores no último mundial em 2013”, afirmou Eriksson.

Olimpíadas 2016: Chineses escolhem UFJF como Centro de Treinamento de Atletismo

Outras informações: (32) 2102-3292 (Faculdade de Educação Física)

Jogos Olímpicos Rio 2016

Comitê Olímpico de Atletismo do Canadá (site em inglês)