Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) promove o I Simpósio Internacional de Futebol. Além de grandes nomes da pesquisa na área como Antônio Figueiredo, da Universidade de Coimbra (Portugal), Mark Williams da Brunel University (Inglaterra) e João Paulo Medina da Universidade do Futebol, o evento terá a presença de dois importantes técnicos brasileiros: Paulo Autuori e René Simões.
Autuori fará a Conferência de Abertura, que ocorre às 20h desta quinta-feira, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia, e pretende falar sobre a situação do futebol brasileiro na atualidade. Já René Simões será o palestrante da Conferência de Encerramento, no sábado, às 17h. O técnico irá compartilhar um pouco de suas experiências e tratará da relação da ciência com o futebol.
As vagas são limitadas e os interessados ainda podem se inscrever pelo blog do Simpósio. A programação conta com minicursos, mesas-redondas e palestras.
Paulo Autuori
Paulo Autuori é formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, Administração Esportiva pela PUC-RJ e graduou-se também no Curso de Treinadores de Futebol, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Como treinador, atuou em diversos times do Brasil e do Exterior, tendo conquistado, entre outros títulos, duas copas Libertadores da América – uma com o Cruzeiro em 1997 e outra com o São Paulo em 2005 – e um Mundial de Clubes também com o tricolor paulista.
Autuori trabalhou ainda como técnico da seleção do Peru, de 2003 até meados de 2005 e, em 2012, assumiu a seleção do Qatar, onde permaneceu por quase um ano.
René Simões
René Simões já dirigiu seleções masculinas e femininas em competições oficiais da Fifa e comandou todas as categorias de seleções em Copas do Mundo. Com a seleção brasileira sub-17, conquistou o Sul-Americano, campeonato que também foi vencedor com a seleção sub-20, em 1988. Já com a seleção brasileira feminina, conseguiu a medalha de prata nas Olimpíadas de 2004, na Grécia.
O técnico também já passou por diversos clubes brasileiros, como Flamengo, Vitória, Coritiba e Fluminense.
Outras informações: