Para recepcionar calouros, cursos da UFJF preparam atividades na 1ª semana de aula

Cursos montam programação especial para recepcionar novos alunos; UFJF promove bate-papo nesta quinta

O segundo período letivo de 2013 começou na última segunda-feira, 30, e os cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aproveitam a primeira semana de aula para recepcionar os mais de 1.800 novos alunos.

Um desses cursos é o de Arquitetura e Urbanismo, no qual a coordenação, em parceria com o Centro Acadêmico (CA), tem atividades programadas para toda a semana. Além apresentações de trabalhos e do próprio CA, a programação conta com uma aula inaugural na sexta-feira, 4, fechando a semana. Na ocasião, o curso recebe como convidado o professor Jerônimo Leitão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), para ministrar uma palestra sobre Habitação Social na Atualidade. Inicialmente, a aula e a confraternização que vai ocorrer em seguida seriam apenas para os calouros, mas devido ao caráter do debate, ambas serão abertas à toda comunidade acadêmica.

Para o coordenador do curso, Emmanuel Pedroso, esse momento de recepção é fundamental para deixar o aluno a par de todos os caminhos que ele poderá seguir, e essa nova turma possui um leque de escolhas diferenciado, já que é o segundo período em que uma nova matriz curricular é aplicada. “Nós passamos por uma revisão da grade, tanto nas disciplinas obrigatórias quanto optativas e a nossa expectativa é muito boa em relação ao conteúdo revisado”, conta o coordenador.

A Faculdade de Serviço Social realizou uma aula inaugural no primeiro dia letivo para apresentar o curso e o corpo docente. Foram reunidos não apenas os calouros, mas todos os alunos, além de chefes de departamentos, diretores, coordenadores e professores. Mas a semana não marca apenas o começo das aulas, também é o início da gestão de Isaura Aquino como coordenadora: “O curso já é consolidado e bem estruturado, então o trabalho é dar continuidade ao projeto de formação”.

O período também é de consolidação para o noturno, já que a graduação adota o ingresso intercalado, em que cada nova turma entra em um turno. “A primeira turma do noturno está agora no sétimo período, então ainda estamos em uma fase de implantação em que vamos acompanhar e avaliar todo esse processo”, diz Isaura.

Bate-papo

Além das programações de cada faculdade, a Secretaria de Comunicação e a Pró-reitoria de Assistência Estudantis oferecem um bate-papo para todos os calouros da UFJF. O encontro entre alunos, reitor, pró-reitores, servidores e membros de empresas juniores se divide em manhã e tarde desta quinta-feira, 3, no Anfiteatro das Pró-Reitorias.

A programação tem início às 10h e vai até as 17h, tratando de diferentes temas pertinentes aos novos graduandos e com a entrega de ingressos para a peça “O Doente Imaginário”, produzida pelo Grupo Divulgação e em cartaz no Forum da Cultura durante o mês de outubro.

No campus avançado de Governador Valadares, a programação acontece na próxima segunda-feira, dia 7.

bate-papo1-698x1024

KSR(03/10/13)