Academia ao ar livre estimula atividade física e combate sedentarismo

Usuários da Academia ao Ar Livre,  Agnaldo e Elisa Geraldi, recebem orientações de profissional e bolsista (Wilian Oliveira/Proex/UFJF)

Usuários da Academia ao Ar Livre, Agnaldo e Elisa Geraldi, recebem orientações de profissional e bolsista (Wilian Oliveira/Proex/UFJF)

Toda terça e quinta, o casal Agnaldo Geraldi, 74, e Elisa Geraldi, 75, vão até o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com intuito de melhorar a condição física e, consequentemente, a qualidade de vida. “Aqui é mais longe para nós, mas mesmo assim fazemos questão de vir  ao campus, pois faz bem para a nossa saúde”, conta Elisa. O casal integra as atividades do projeto de extensão “Academia ao Ar Livre”, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), com apoio da Unimed Juiz de Fora.

A ação, coordenada pelo professor Jeferson Vianna, oferece à comunidade orientações sobre o uso correto dos equipamentos da academia. Um dos objetivos é otimizar o uso dos aparelhos. “Ensinamos aos usuários a forma certa para realizar os exercícios físicos, com informações sobre o número de repetições necessárias e a serventia de cada um dos aparelhos”, explica.

Agnaldo Geraldi começou a praticar atividade física há um ano, pois teve que perder 12 quilos e precisava adquirir massa muscular. “Tive uma melhora muito grande. Sinto menos cansaço e a parte muscular mais fortificada. Foi muito importante para nós participarmos da iniciativa.” Sua esposa também reconhece o progresso. “Eu sentia cansaço e mal-estar, mas agora me tornei ativa e ele também”, diz Elisa.

A personal trainer Liliane Aranda, que atua junto à coordenação do projeto, exalta a relevância da ação tanto para o corpo como para a mente. Segundo ela, o projeto oferece uma melhora cardiovascular e aumenta a resistência muscular, além de promover a socialização dos participantes através das atividades em grupo. “O exercício físico em qualquer espaço já é benéfico para o ser humano, principalmente, ao ar livre e com essa beleza natural que temos na UFJF.” Além das atividades físicas, a iniciativa também disponibiliza aos participantes avaliações médicas periódicas.

Procura

Segundo Liliane, a maior parte dos interessados procura o projeto para sair do sedentarismo. “São pessoas com idade mais avançada que não têm o costume de realizar atividades no dia a dia. Os nossos aparelhos são de baixa resistência e com pouco peso. Dessa forma, o indivíduo precisa fazer pouco esforço para executar a tarefa”, conta. No entanto, o uso incorreto dos mesmos pode ser prejudicial à saúde. Por isso, as atividades são realizadas com acompanhamento de estudantes do curso de Educação Física da UFJF.

O bolsista do projeto Pablício Nogueira reforça que esse acompanhamento é fundamental, pois os participantes não tiveram anteriormente a oportunidade de frequentarem uma academia e encontram dificuldades para realizar os exercícios. Os usuários que pretendem avançar mais no treino também podem receber orientações individuais. “Passamos sequências de exercícios mais específica para atender a demanda de cada um. Mas a própria disposição dos aparelhos gera rodízio entre eles”, diz o bolsista.

Além de beneficiar os usuários, a iniciativa também prepara os bolsistas para atuarem profissionalmente no futuro. “É uma área de atuação da qual eu gosto. Aqui, posso aplicar na prática parte do que aprendi na faculdade”, afirma Pablício Nogueira. Para o professor Jeferson Vianna atuar na “Academia ao Ar Livre” é uma experiência única para os estudantes do curso de Educação Física. “Essa convivência com a população em geral contribui positivamente na orientação e formação profissional deles.”

Podem participar da iniciativa, indivíduos com idade superior a 16 anos e que não possuam contra-indicação clínica para a realização de exercícios físicos. Por mês, cerca de 200 pessoas são assistidas pelo projeto. Há orientação gratuita para os usuários de segunda a quinta e aos sábados, das 7h às 10h e das 16h às 19h, e aos domingos, das 8h às 11h e das 15h às 18h.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid/UFJF)

KSR(21/08/13)