UFJF bate seleção australiana em amistoso de vôlei

Time de vôlei da UFJF vence seleção da Austrália em amistoso na Arena da Universidade. (Foto: Guylherme Morais)

A primeira partida amistosa entre a equipe de vôlei da UFJF e a seleção australiana terminou com um placar empolgante para o público da cidade. Os juiz-foranos venceram os visitantes por quatro sets a um (parciais de 25×19, 25×21, 25×22, 33×31 e 21×25). Por não ser um jogo oficial, as equipes combinaram que a partida continuaria mesmo em caso de vitória de um dos lados por três sets a zero.

O técnico Carlos Augusto, o Chiquita, revelou que esperava um jogo mais acirrado e creditou a vitória ao bom ataque da equipe da casa, principalmente no saque. Para ele o resultado foi satisfatório e mostrou a evolução do time, mas alerta que alguns ajustes ainda precisam ser feitos e, por isso, mais amistosos serão marcados.

“Apesar do time da Austrália estar passando por uma renovação, muita gente ali tem uma experiência muito grande. Metade já jogou uma Olimpíada. A evolução do nosso time é clara, agora precisamos acertar alguns padrões de jogo e, por mais que a gente tente corrigir nos treinamentos, existem ajustes que só em jogos é possível fazer. Nossos jogadores têm uma rodagem muito grande, não só nacionalmente, mas também internacionalmente. O que está faltando é retomar o ritmo de jogo, por isso vamos fazer mais amistosos”, afirma.

Com passagem pelo voleibol brasileiro em 2005, o argentino Jon Uriarte, técnico da seleção australiana, conta que amistosos como este são fundamentais para a equipe que treina, já que não existe liga profissional de vôlei na Austrália. “A gente está montando um novo time e eles precisam jogar. Nós precisamos desenvolver os jogadores que têm potencial e esse processo é muito longo. Por isso viajamos para fazer esses amistosos”, afirma.

Quando Uriarte foi treinador no Brasil, o time da UFJF ainda não existia, por isso ele não sabia muito sobre o adversário. Questionado sobre o que achou da equipe após o primeiro confronto, ele foi direto: “Profissionais, jogam bem voleibol”.

UFJF e Austrália voltam a se enfrentar nessa sexta-feira, às 16h, na Arena UFJF. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada para estudantes, crianças até 12 anos, deficientes físicos e idosos) e serão vendidos na AFA Bikes, no restaurante Salsa Parrilla no campus, ou ainda na porta da Arena duas horas antes do jogo.

O jogo

O primeiro set começou bem disputado, até o primeiro tempo técnico, quando o time da casa vencia por oito a seis. Depois disso, o que se viu foi uma bela apresentação da Federal que dominou o jogo, chegou a abrir nove pontos de vantagem e ganhou, sem sofrer sustos, por 25×19.

No segundo set a história se repetiu. Um começo equilibrado com as equipes se revezando na liderança do placar, até que a Federal converteu três pontos seguidos de saque com o ponteiro Reffatti, fechando o primeiro tempo técnico em 8×3. A partir daí, a UFJF voltou a tomar conta, fechando o set em 25×21.

Inspirada, a UFJF começou um terceiro set arrasador chegando ao primeiro tempo técnico vencendo por oito a três. Em seguida, a seleção australiana se recuperou e encostou no placar, ficando apenas um ponto atrás (13 a 12), mas os juiz-foranos fizeram valer o fator casa e ganharam o terceiro set por 25×21.

Conforme combinado previamente entre os times, o jogo continuaria mesmo que uma equipe ganhasse por três sets a zero. Bom para a torcida que compareceu em um bom número à Arena UFJF, apesar do frio. O quarto set foi o mais emocionante da partida e terminou 33 a 31 para os donos da casa, acordando a torcida. No quinto e último set, a UFJF tentou, mas os australianos acabaram vencendo por 25×21.

Outras informações: (32) 2102-3967

KSR(16/08/13)