Professor português ministra minicurso sobre formação de jovens atletas

A segunda edição do minicurso Formação de Jovens Atletas, promovido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece desde a última sexta-feira, dia 26, e termina nesta terça, 30. Apesar de já estar em andamento, o curso é aberto a toda a comunidade acadêmica que pode se beneficiar dos ensinamentos do professor da Universidade de Coimbra, Antonio Figueiredo. O docente é profundo conhecedor de futebol e atletismo e, atualmente, é vice-presidente da Académica de Coimbra, clube que disputa a primeira divisão do campeonato de futebol português.

Figueiredo aborda os métodos de treino aplicado em atletas adolescentes, levando em conta aspectos como o crescimento acelerado e a maturação característicos da faixa etária. Segundo o coordenador do curso de pós-graduação Aspectos Biodinâmicos do Desenvolvimento Humano da UFJF, Jorge Perrout, a intenção é tratar o assunto do ponto de vista acadêmico, orientando sobre os cuidados que educadores físicos devem ter ao acompanhar treinos de jovens atletas.

A vinda do docente se deu por meio do programa de auxílio para vinda de professores estrangeiros, realizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg), com o objetivo de promover o intercâmbio e a troca de conhecimento na pós-graduação. Figueiredo fica na UFJF até a próxima quarta-feira, 31, orientando pesquisas na Faefid sobre o tema do minicurso, justamente por ser uma das áreas de interesse seguida pelo mestrado, de modo a consolidar cada vez mais a linha de estudo.

As aulas acontecem das 8h às 12h, na sala de multimeios da Faefid, não sendo necessário pagamento de taxa ou inscrição prévia.

Outras informações: (32) 2102-3291 (Pós-graduação da Faefid)

KSR(29/07/13)