Projeto de extensão promove inclusão e expande atividades nos bairros

Projeto busca divulgar os benefícios das atividades recreativas para a saúde (Foto: UFJF/arquivo)

Com o objetivo de difundir aspectos da cultura do movimento humano e esclarecer os benefícios das atividades recreativas para a saúde, o Projeto de Inclusão Social criado por professores do Departamento de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está ampliando suas atividades no polo do bairro Dom Bosco. Nesta sexta-feira, dia 5, as professores Cátia Pereira e Jeane Abraão, responsáveis pela implementação do projeto no bairro juntamente com bolsistas da graduação, apresentarão uma aula aberta de ginástica para idosas da comunidade na filial da Associação dos Amigos.

Cátia ressalta que o evento é uma chance para quem ainda não pratica ginástica ter seu primeiro contato, tornar-se um multiplicador desta informação, conseguindo, assim, a adesão de novos participantes, amplificando o alcance desse trabalho. As aulas são realizadas às segundas e sextas-feiras, das 18h às 19h.

Além das aulas de ginástica para idosas, o polo no Dom Bosco oferece tardes recreativas para crianças aos sábados, e dança para adolescentes, também às segundas e sextas-feiras, das 19h às 20h. As turmas comportam até 20 alunos e a inscrição, gratuita, deve ser efetuada na secretaria da Aban. “Essa oportunidade é um complemento aos espaços recreativos e esportivos criados pela própria associação, nos quais pessoas de todas as idades têm a chance de superar, de forma direta e indireta, a vulnerabilidade social existente no meio em que estão inseridas”, comenta Cátia.

Participação

Criado em 2012, o polo no bairro Dom Bosco conta atualmente com 30 participantes de diferentes faixas etárias. Ainda segundo Cátia, a expansão do projeto para a região é um novo desafio para uma iniciativa consolidada no bairro Bela Aurora. Conforme estimativas dos organizadores, cerca de mil moradores deste bairro já usufruíram de aulas de capoeira, informática, reforço escolar, ginástica e dança, além dos eventos de integração, promovidos com a cooperação entre a população, professores e bolsistas, como o Baile de Carnaval, a Festa Junina, a Feijoada Julina, as colônias de férias e a festa de final do ano.

“Hoje tenho cada vez mais certeza de que esse projeto é a possibilidade que seus participantes têm de adquirir consciência crítica sobre a realidade na qual estão inseridos, de acelerarem seu crescimento relacional e incentivarmos seu desejo pelo estudo e complementação de sua formação. Além disso, aperfeiçoamos também a formação dos graduandos, promovendo a troca de experiências e o diálogo entre o meio acadêmico e a sociedade.”

A Associação dos Amigos (Aban) fica localizada na rua João Beghilli 72, bairro Dom Bosco.

Outras informações: (32) 3229-7610 (Colégio de Aplicação João XXIII)

(32) 3083-3082 (Aban)

Associação dos Amigos (Aban)

KSR(04/07/13)