Projeto de Extensão Capoeira e Formação Étnico-racial

O projeto “Capoeira e Formação Étnico-racial”, coordenado pela professora Kalyla Moroun, lotada no Departamento de Ginástica e Arte Corporal – DEPGAC, da FAEFID, tem como público alvo alunos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora, no intuito de aproximá-los da capoeira (elemento da cultura corporal brasileira), como forma de assegurar uma formação voltada à diversidade no sentido do que é proposto pela Lei Federal 10.639/03.

Fazendo um balanço dos 10 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira na Educação Básica, percebe-se que, no campo empírico voltado às práticas pedagógicas e ao currículo, iniciativas para a sua incorporação ainda são muito incipientes. Uma das questões que corrobora para tal fato é a ausência de uma formação docente específica, seja ela inicial ou continuada, que os capacite para o trabalho com uma educação étnico-racial pautada no princípio da diversidade. As aulas ocorrerão duas vezes por semana (todas as segundas e quartas, de 19h às 21h) e a metodologia de trabalho será pautada numa pedagogia teórico/prática, cujos aspectos motores, culturais, históricos e sociais serão abordados simultaneamente. O projeto atenderá até 25 alunos.

* Texto elaborado pela Profª Kalyla Moroun.

Responsável pela Divulgação

Luís Fernando Gomes Nascimento