UFJF recebe equipe do Vasco da Gama para treino e palestras

Depois de trabalho muscular na academia da faculdade, jogadores continuaram os exercícios no campo (Foto: Rafaela Almeida)

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 8, o primeiro treino do Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ) em Juiz de Fora.

Na primeira parte das atividades, os jogadores realizaram trabalho muscular na academia da faculdade e, logo depois, seguiram para o campo do complexo esportivo, onde foi realizado um trabalho físico. O clube carioca, que se prepara em Juiz de Fora para a disputa do Campeonato Brasileiro, ficará na cidade até o próximo sábado, dia 11, quando disputa um amistoso contra o Tupi, no Estádio Mário Helênio.

Segundo o professor da Faculdade de Educação Física, Marcelo Matta, a vinda dos jogadores para treino no espaço da UFJF irá ocorrer graças a uma “contrapartida acadêmica”, que possibilitará a realização palestras para alunos, professores e para a comunidade em geral. O professor destaca que é importante para os estudantes o contato direto com atletas de alto rendimento. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, que proporcionou a vinda dos jogadores para a cidade.

O aluno da Faefid Tiago Ewaldo, 19 anos, aprovou a iniciativa de realização de treinos do Vasco na UFJF. “Uma oportunidade dessa é muito rara, é uma equipe de série A que está treinando aqui. É muito importante para nós observarmos os trabalhos de perto”, destaca o graduando, que também é vascaíno.

Para o diretor da Faefid, Maurício Bara, a infraestrutura do complexo esportivo da faculdade é um dos pontos principais para receber um clube da Primeira Divisão. “É importante ressaltar o trabalho do reitor (Henrique Duque) com a reforma estrutural realizada aqui há dois anos e meio, que proporcionou o trabalho com um clube do nível do Vasco da Gama”. Para Maurício Bara, a formação do aluno vai além da sala de aula. “A Faefid consegue possibilitar essa experiência de o aluno vivenciar o dia de trabalho de atletas profissionais, antes com o vôlei e agora com o futebol.”

Atleta participa de trabalho físico na Faefid (Foto: Rafaela Almeida)

Para o lateral do Vasco, o jogador Nei, a infraestrutura da UFJF ajudou na escolha do clube para se preparar em Juiz de Fora. “O clube avaliou bem o local para que a gente pudesse desenvolver o melhor trabalho nessa fase de preparação. É muito importante para os jogadores ter o contato com a torcida em outra cidade e se preparar em um local estruturado”, afirmou o jogador.

Palestras com os profissionais do Vasco da Gama já estão agendadas

As palestras com os profissionais do Vasco já estão agendadas. Na quinta-feira, dia 9 às 13:30min na sala Multimeios, o fisiologista do clube, Daniel Gonçalves, fala para os alunos sobre o tema “Procedimento do Fisiologista no Clube de Futebol”. Na sexta-feira, dia 10 às 14h no Ginásio de Ginástica Paulo Roberto Bassoli o diretor-executivo do Vasco, Renê Simões, ministra a palestra “Procurando craques, formando homens.” As atividades serão realizadas às 14h, na Faefid e são abertas ao público.

Outras informações: (32) 2102-3292 (Faefid)

KSR(09/05/13)