Programa Vida Saudável oferece atividades físicas e culturais à comunidades

Alunas do Projeto Vida Saudável da paróquia São Pedro realizando trabalhos com feltro. (Foto: Rizza)

Proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, tendo como prioritário o atendimento a pessoas a partir de 45 anos é o objetivo do Programa Vida Saudável. Fruto de uma parceria do Ministério do Esporte com a Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o programa, que permanece com inscrições abertas, teve suas atividades iniciadas no dia 15 de abril. Já foram formados cinco núcleos de atuação na cidade, que funcionam nos bairros São Pedro, Borboleta e Teixeiras, no campus da UFJF e na Associação dos Aposentados e Pensionistas, no bairro Jardim Glória.

Para a professora da Faefid, Edna Martin, o projeto contribui para o desenvolvimento humano e a inclusão social dos participantes. “O Vida Saudável, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias.” Sobre os benefícios do programa, a docente ressalta a integração da academia com a sociedade, o que implica o retorno em qualidade de vida para os participantes e em formação profissional para os professores. “É um programa que fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento. Contribui para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.”

Conforme especificado nos objetivos do programa, as atividades não se limitam à prática de exercícios. Além de oferecer aulas de alongamento, musculação, caminhada e ginástica, o projeto implementado em Juiz de Fora prevê ações com dança, artesanato e cinema. Segundo a coordenadora do núcleo do campus da UFJF, Jéssica Teixeira, essas e outras opções de lazer estão sendo planejadas.

“São opções mais livres, que não dependem de avaliação médica, totalmente à disposição de quem se interessar. Os horários de cinema já estão estabelecidos e, para participar, basta comparecer. As programações mensais, com os filmes exibidos em cada sessão, serão divulgadas todos os meses. Quando houver um número grande de inscritos, vamos realizar atividades turísticas, congregando todos os núcleos.”

A previsão, segundo os coordenadores, é de que em dois anos tenham 200 inscritos em cada núcleo, o que totalizará até mil atendimentos em 2015. Para participar do programa Vida Saudável, o interessado deve comparecer em um dos núcleos, munido de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), e informar a atividade da qual deseja participar. Dependendo da escolha, o participante também deverá apresentar um atestado médico autorizando-o praticar exercícios físicos, em prazo a ser determinado pelo coordenador do núcleo. É possível se inscrever em mais de uma atividade e, provisoriamente, as vagas não são limitadas.

Abaixo, os locais de funcionamento dos núcleos e os horários de inscrições:

Núcleo

Local de inscrição

São Pedro

Paróquia de São Pedro

Av. Senhor dos Passos, 1592

Das 9h às 12h.

Borboleta

Paróquia Santíssimo

Redentor

Rua Ten. Paulo Maria

Delage, 325

Tel: (32) 4141-2063

De 13h30 às 17h.

Teixeiras

Paróquia São Geraldo

R. Nair Furtado de Souza,10

UFJF

Faculdade de Educação

Física e Desportos (Faefid)

Secretaria do Núcleo de Extensão (ao lado da cantina)

De 9h às 12h

Associação dos Aposentados

e Pensionistas (Jardim Glória)

Travessa Clério Bortelli, 100.

Secretaria da Associação.

De 13h às 16h