Reitor e diretor anunciam vagas de educação física para Governador Valadares

Maurício Bara assina termo de posse na última sexta-feira, 25

O curso de Educação Física da UFJF será o próximo a ser levado para o campus avançado de Governador Valadares, no Leste Mineiro. A intenção foi anunciada pelo reitor Henrique Duque e pelo novo diretor da faculdade, Maurício Bara, durante a cerimônia de posse da diretoria da unidade acadêmica, na última sexta, 25, no Ginásio de Ginástica Artística. O professor Mateus Laterza ocupa a vice-direção, cargo que já foi de Bara, no último mandato ao lado da ex-diretora Edna Martin.

A proposta de ampliação das vagas será votada pelo Conselho Superior da Universidade em reunião ainda não agendada. Caso seja aprovada, a seleção de 40 alunos deve ocorrer em 2013, com todos os cursos, para o ingresso no primeiro semestre de 2014. Segundo o reitor, a ideia já é bem-vinda entre conselheiros. Serão contratados professores específicos para o campus avançado por meio de procedimentos a serem divulgados. A instituição já oferece 750 vagas anuais de nove cursos em Valadares.

Para os próximos quatro anos, Maurício Bara deseja implantar também o curso de doutorado na faculdade, cujo projeto está em elaboração na unidade, que possui mestrado. Conforme o novo vice-diretor, a equipe está finalizando um diagnóstico de demandas da comunidade acadêmica, iniciado a partir da nomeação para o cargo em novembro passado. A expectativa do estudante de mestrado Phelipe Henrique Cardoso de Castro, 26, é de continuidade na ampliação de projetos de extensão e conquista de mais recursos para compra de materiais. “Bara é um professor muito competente, de conhecimento muito amplo, está sempre disposto e tem ideias inovadoras”, disse.

Maurício Bara frisou que “missão dada será missão cumprida”, lembrando chavão militar do filme “Tropa de Elite”. A tarefa não é simples: manter a faculdade como uma das melhores do Brasil ou mesmo torná-la a melhor. “A estrutura com recursos humanos que temos – professores, técnico-administrativos e alunos -, nos deixam em vantagem em relação a qualquer outra universidade no Brasil”, disse Bara, que também é treinador do time profissional de vôlei da Universidade. “Não estamos em ´Tropa de Elite`, mas, com certeza, a missão dada será cumprida. Seremos a primeira faculdade em qualidade em todos os sentidos”, disse o reitor, brincando que deseja sempre vitórias na diretoria.

A ex-diretora Edna Martin destacou, entre outros aspectos dos seus oito anos à frente da faculdade (2005-2012), a criação da graduação a distância, inclusão da educação física na residência multiprofissional no Hospital Universitário, a ampliação e modernização da infraestrutura do complexo esportivo e principalmente uma gestão de valorização das relações humanas. “Essa conquista eu partilhei com vocês: ver, frutificar, transformar, ressignificar a Faefid, hoje, majestosa”, disse Edna, a primeira mulher na direção da unidade. Com a entrega do cargo, a professora retoma as aulas na graduação e pode assumir cargo de assessora na Administração Superior da UFJF, convidada durante a cerimônia pelo reitor.

Para o primeiro diretor da Faculdade, professor Hamlet Pernisa, gestor de 1990 a 1994, as diferenças entre essa época e a atual são notáveis. “Da pista de atletismo de saibro passamos para uma emborrachada em padrão internacional. E ainda corríamos o risco de perder parte da área para a construção do estádio municipal.”

Outras informações: (32) 2102-3801/3802 – Faculdade de Educação Física

KSR(30/01/13)