UFJF recebe quatro modalidades dos Jogos de Minas

Pista de mountain bike demarcada no acesso ao Centro de Ciências da Saúde no campus

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta sexta e sábado, 7 e 8, quatro das sete modalidades que compõem a edição 2012 dos Jogos de Minas do Programa Minas Olímpica. A primeira etapa da competição é composta apenas por esportes individuais, nos quais estão inscritos cerca de 800 atletas. As disputas em modalidades coletivas acontecem em novembro, entre os dias 13 e 18. A abertura do evento está marcada para esta sexta, às 19h, no Ginásio Poliesportivo do Sport Club.

Segundo o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) Jarbas Duque de Oliveira, responsável por organizar a participação da UFJF no evento, a universidade disponibilizará infraestrutura para os campeonatos. “O evento é organizado pelo Minas Olímpíca, programa que pertence ao governo do estado de Minas Gerais. Assim como outras instituições da cidade, vamos oferecer nossos espaços de prática desportiva para as equipes e atletas que virão competir, além de disponibilizar auditórios e salas de aula para reuniões técnicas.”

Nesta primeira fase dos jogos, serão realizadas competições de judô, taekwondo, karatê, ciclismo, natação, atletismo e tênis de mesa. Judô, atletismo e karatê acontecem na Faculdade de Educação Física, ao passo que a competição de mountain bike terá largada na Faculdade de Educação e percorrerá uma pista montada no campus. “Há algumas faixas próximas ao anel viário da UFJF que demarcam o percurso a ser percorrido pelos atletas”, afirma o professor Jarbas.

O campeonato de judô acontece no ginásio da UFJF. O torneio de karatê será realizado na quadra externa da UFJF. As provas de atletismo serão realizadas na pista da Faefid. Esse esporte reunirá diversas modalidades de corrida, incluindo provas de velocidade, de fundo e com barreiras. Também haverá arremessos de dardo, disco, martelo e peso; e saltos em distância, em altura, salto triplo e salto com vara.

As competições ciclismo speed, taekwondo, tênis de mesa e natação serão realizadas, respectivamente, no Clube Tupinambás, na Via São Pedro e no Clube Bom Pastor. Veja a programação abaixo:

Modalidade

Ciclismo Speed

Via São Pedro

Ciclismo Mountain Bike

Pista montada no campus da UFJF

Sexta, a partir das 13h30

Outras informações: Jarbas Duque de Oliveira (32) 3690-7845