Atleta ganha primeira corrida de ranking em 13 anos

Edevaldo da Silva, no momento da chegada, conquista seu primeiro lugar no Ranking de Corridas Rústicas

A 25ª Corrida Duque de Caxias, realizada no campus da UFJF pelo 4º Grupo de Artilharia de Campanha (4º GAC), neste domingo, 26, teve um gosto especial para o atleta Edevaldo da Silva, 30 anos. Após 13 anos de disputa, esta foi a primeira vez que o corredor chegou ao lugar mais alto do pódio geral nas competições do Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora. Com o tempo de 21`45”, Edevaldo conta que a manhã amena colaborou, por não estar nem muito fria nem quente. O domingo começou nublado com 19ºC. “O percurso também foi bom, todo plano, dando para ser feito bem rápido. Tenho ficado entre os cinco primeiros nas corridas, mas nunca havia conseguido a primeira posição”, diz o corredor, natural de Chácara, a 27 km de Juiz de Fora.

Viviany Anderson, 43, atual líder no ranking feminino 2012, conquistou a melhor marca entre as mulheres, 27`59”. “Vinha de uma semana sem treinos, devido a uma dor na coluna. Mas, para vencer, a luta maior é a psicológica”, diz a atleta, que corre há 25 anos e está à frente da equipe infantil Mexa-se. Na edição de 2011 da Corrida, Viviany havia ficado em segundo, com 28`32”. Edevaldo não tinha concorrido. Esta é a 26ª edição do Ranking, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora.

Os mais de 1.930 corredores tiveram que percorrer sete quilômetros a partir das 9h30, com largada e chegada no acesso à Praça Cívica, no campus. Após saírem pelo Pórtico Norte da UFJF, no Bairro São Pedro, os participantes passaram pelas mesmas vias, na ida e na volta, no bairro: ruas José Lourenço Kelmer e Adolpho Kirchmaier e Avenida Pedro Henrique Krambeck.

As cinco primeiras atletas receberam troféu pelo reitor Henrique Duque e general Rêgo Barros

Além dos atletas que buscam melhor posicionamento no ranking, é notável a participação de pessoas de diversas idades, classe econômica e condição física na corrida. Algumas pela primeira vez. A sequência de recordes de inscritos nos eventos do tipo – em 2011, foram 1.700 interessados- demonstram que a modalidade de rua vem se firmando na preferência do juiz-forano. Nesse caso, subir ao pódio não importa tanto, como relata José Cândido, 56. Nos cinco anos em que tem o asfalto como academia, o corredor viu a pressão arterial reduzir, a perda de nove quilos (eram 87 kg ante os atuais 78 kg) e o filho e a esposa entrarem também no ritmo. “Treino quase todos os dias. Me sinto um menino”, frisa o atleta enquanto esperava, há dez minutos, a chegada dos dois familiares.

Três outros participantes são exemplos da mescla de idades vista no campus. Os mais de 67 anos que separam Geraldo Gomes, 81, e os estudantes Bruno Stevão, 14, e Flávio Lucas, 18, mostram que a idade não é um empecilho para o corredor, que disputa a São Silvestre, em São Paulo, na virada do ano, e todas as edições do Ranking. Para os dois jovens, o tempo frio e nublado não os desanimou de vir correr. Ao contrário, Flávio afirma que o tempo assim é até melhor para corridas.

A Corrida foi uma das atrações do Encontro neste domingo, que teve opções de diversão para crianças com o grupo Miloca

Assim que  Geraldo Gomes, Edevaldo, Viviany e outros participantes ouviram a buzina da largada, começou também a “corrida” de dez pombos-correios no retorno para casa, no Bairro Humaitá, na Zona Norte, a mais de 30 km do campus. Eles foram soltos pelo corredor Olivam Leite, 68, responsável por treiná-los. Entre 40 a 50 minutos chegariam ao destino.

Os pombos e os corredores já podem se preparar para a próxima corrida, no dia 16 de setembro, no Granbery, às 9h. No dia anterior, às 11h, haverá a etapa infantil.

A Corrida Duque de Caxias integrou uma série de atividades do Encontro Esportivo do Exército. Às 9h, 89 ciclistas participaram do passeio em duas distâncias, de 7km e de 21km, ao redor da Universidade, estádio e aeroporto. O momento foi para reunir desde profissionais, paramentados, ao tradicional passeio em grupo, como da ciclista Mônica Pereira, que veio com o filho de 9 anos e mais quatro membros da família. Durante todo o período da manhã, a população contou com diversas opções de lazer, atividades educativas e apresentações.

Para o general da 4ª Brigada, comandante Otávio Santana do Rêgo Barros, participante do passeio de bicicleta, o Encontro permite uma sinergia do Exército com a sociedade, da qual também faz parte, e contribui para que o desejo pelo esporte e lazer sejam despertados.

Leia mais sobre as outras atividades do encontro em: Encontro traz palhaço, cães, teste de saúde e brinquedos ao campus no domingo

KSR(27/08/12)