Total de inscritos no Enem cresce mais de 4% este ano

Resultado final será divulgado no dia 28 de dezembro

As inscrições para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram encerradas na última sexta, dia 15.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), foram 6.497.466 candidatos. O número é recorde e 4,24% maior que o de 2011, com 275.769 inscritos a mais.

Minas Gerais é o estado que tem o segundo maior número de inscritos, com 723.644. A taxa de R$ 35 deverá ser paga até esta quarta-feira, dia 20. A inscrição será efetivada e o comprovante poderá ser acessado somente após o pagamento.

O Cartão de Confirmação de Inscrição será enviado pelos Correios até o dia 26 de outubro. O participante também terá a opção de imprimi-lo através do site do Inep. Nele, vão constar informações como número de inscrição, data, horário e local das provas, bem como a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio. Os inscritos devem verificar, antecipadamente, a validação e o local de realização do exame.

O exame será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Elas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, os candidatos farão questões referentes a ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, serão cinco horas e meia para fazer os exames de matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias, junto com a redação. A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final será divulgado no dia 28 de dezembro.

A participação no exame também é obrigatória para estudantes que desejam participar de programas de financiamento e de acesso ao Ensino Superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

Ingresso na UFJF

O Enem, que substituiu o antigo vestibular tradicional na UFJF, é uma das formas de ingresso na instituição. Ao todo, 70% das vagas serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e 30% para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

As provas do Pism continuam sob a responsabilidade da UFJF. O exame também será aplicado em outras cidades da região, algo que ainda será definido após estudo.

Outras informações: 0800-616161 (Inep)

www.enem.inep.gov.br

(32) 2102-3738 – Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF