Faefid sedia Festival Paradesportivo Regional de Juiz de Fora

Atletas disputam uma partida de goalball (Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro/www.cpb.org.br)

A Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre esta quinta-feira e o próximo sábado, o Festival Paradesportivo Regional de Juiz de Fora. O evento, além de incentivar a prática de esportes entre portadores de necessidades especiais, também é uma etapa de classificação para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

O festival recebe competidores de dez modalidades reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O atletismo e a natação, tradicionais competições entre os esportes olímpicos, são duas delas. Mas também há modalidades desconhecidas da maior parte do público. Uma delas é a bocha, esporte em que os jogadores devem lançar bolas coloridas dentro de um espaço delimitado, sendo que elas devem parar o mais perto possível de uma bola branca.

Outro esporte menos conhecido é o goalball, disputado por portadores de deficiência visual. É um dos poucos esportes desenvolvido exclusivamente para competições paradesportivas. Parecido com um gol-a-gol, o goalball reúne, num espaço com as dimensões de uma quadra de vôlei, dois times de três atletas. O jogador de um time deve lançar uma bola ao outro lado, tentando romper a defesa adversária e fazer um gol. O esporte é jogado com as mãos e, dentro da bola, há um guizo que orienta o movimento dos defensores.

Além dessas modalidades, também haverá futebol de cinco e futebol de sete, respectivamente destinados a portadores de deficiência visual e paralisia cerebral. Outra modalidade tradicional é o vôlei paralímpico, no qual deficientes visuais jogam vôlei, sentados, diante de uma rede com altura de pouco mais de um metro. Também haverá judô para cegos e tênis de mesa e de quadra para cadeirantes.

No vôlei paralímpico a rede tem a altura de pouco mais de um metro (Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro/www.cpb.org.br)

Segundo Selva Barreto, professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, a realização de competições nas modalidades principais, bem como nas sub-modalidades de atletismo e nas diferentes categorias da natação paralímpica, dependerá do número de inscritos. “O atletismo e a natação compreendem muitas categorias. No atletismo, por exemplo, nós pretendemos realizar corridas, arremessos e lançamentos. Mas tudo vai depender do número de inscritos nas competições.”

A organização do festival também pretende ministrar oficinas para professores das escolas participantes, sobre as modalidades em que houver competições. “O objetivo é trabalhar não só a formação dos atletas, em nível competitivo, mas também a qualificação dos professores no ensino das modalidades paralímpicas”, ressalta Selva. Para Selva, este é um momento importante para a formação de novos professores na área. “O Brasil vai receber os Jogos Paralímpicos em 2016, por isso, é muito importante o trabalho de aperfeiçoamento de atletas e professores.”

Os eventos serão realizados na Faculdade de Educação Física da UFJF, exceto as provas de natação, que acontecem no Clube Bom Pastor.

Confira a programação completa

Outras informações: (32) 2102-3284 (Faefid)

KSR(23/05/12)