Programas de intercâmbio oferecem 12 mil vagas

Programa Cidadão Global oferece vagas para atividades sociais, como a da ONG em que a estudante Tatiana Alvim, rodeada de crianças, participou na Colômbia (Foto: Arquivo Pessoal)

Estão abertas as inscrições para os intercâmbios promovidos pelos programas Cidadão Global e Talentos Globais, com 12.721 vagas. A iniciativa é da Aiesec, organização global formada por jovens universitários e recém-graduados, que tem um dos escritórios sediados na UFJF. Alunos de todos os países estão concorrendo às vagas. Na última edição do Cidadão Global, 558 brasileiros fizeram intercâmbio.

Para ambos os programas, o candidato precisa ter entre 18 a 30 anos até o dia de assinatura de contrato de adesão, ser aluno de curso de graduação ou pós-graduação, de instituição pública ou privada, ou ser profissional formado há, no máximo, dois anos.

Cidadão Global

O programa objetiva desenvolver empreendedorismo e responsabilidade social nos participantes, permitindo os intercambistas vivenciar uma experiência cultural de impacto social através do trabalho voluntário em ONGs e projetos educacionais.

São oferecidas 8.883 vagas para mais de 20 países, como Itália, Polônia, Turquia, Colômbia, Índia, China e Quênia. O projeto tem duração de seis a 12 semanas e é preciso saber inglês ou espanhol a partir do nível intermediário.

Os interessados em viajar nos meses de julho e agosto devem se inscrever até a primeira semana de junho. Após essa etapa, o candidato participa de uma reunião de alinhamento com dirigentes da Aiesec JF, que irão apresentar o programa, esclarecer dúvidas e conhecer as expectativas dos pretendentes. “As vagas ficam disponíveis o ano todo. Porém, o foco e a maior oferta estão concentrados nos períodos de férias, no começo e no meio do ano”, afirma a diretora de Intercâmbios Sociais da Aiesec JF, Paula Lima.

A inscrição é gratuita através do site da Aiesec.  O aluno deve arcar a taxa de adesão no programa Cidadão Global, no valor de R$ 900, caso seja aceito. Os custos da viagem são por conta do interessado. Vários  projetos, no entanto, oferecem acomodação e alimentação.

KSR(18/05/12)