Graduação e pesquisa terão avanço com investimentos de R$ 10,55 milhões

Reitor Henrique Duque anunciou recursos que irão contemplar equipamentos para salas de aula e laboratórios, tablets, aquisição de livros e periódicos digitais e reforma de laboratórios, além de pesquisa

As áreas de pesquisa e graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganharão novo impulso com a disponibilização de R$ 10,55 milhões em investimentos. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, dia 18, pelo reitor Henrique Duque, juntamente com os pró-reitores de Graduação, Eduardo Magrone, e Pesquisa, Marta D’Agosto. Na graduação, os recursos contemplarão equipamentos para salas de aula e laboratórios, tablets, aquisição de livros e periódicos digitais e reforma de laboratórios. Além disso, vários projetos na área de pesquisa, como modernização de laboratórios, pesquisadores visitantes, qualidade ambiental na UFJF, novas bolsas de iniciação científica e reestruturação dos programas de apoio ao recém-doutor e grupos de pesquisa, também serão contemplados. Confira abaixo os detalhes do novo pacote de investimentos da UFJF.

Segundo o reitor Henrique Duque, os recursos recuperarão um passivo da Universidade, referente aos anos em que os investimentos foram escassos. “Os valores disponibilizados hoje são suficientes para resgatar o período em que a UFJF recebeu poucos investimentos, mas se as necessidades forem crescendo e faltar, nós vamos complementar.”

Para a graduação, serão destinados recursos da ordem de R$ 6,5 milhões. Os equipamentos e os laboratórios ficarão com a maior parte desses recursos: R$ 3 milhões. Segundo o pró-reitor Eduardo Magrone, os investimentos atenderão a uma grande demanda de alunos e professores nas salas de aula, que são equipamentos, como datashow, e disponibilização de internet. “A nossa Coordenação de Inovação Pedagógica identificou, por meio de questionários aplicados, mais de 600 pedidos referentes a melhorias nas salas de aulas e vamos trabalhar para atender a estas necessidades.” Cada unidade poderá solicitar a aquisição dos equipamentos necessários, de acordo com a grade curricular dos cursos. Já os laboratórios de ensino receberão R$ 1,5 milhões.

O investimento em livros – que têm sido permanente, com a destinação de mais de R$ 5 milhões da UFJF para aquisição, nos últimos anos – também foi priorizado no novo anúncio, com R$ 500 mil. A grande novidade é que os alunos também poderão contar com tablets em suas atividades, já que a UFJF investirá R$ 1,3 milhão para sua compra. A assinatura de periódicos digitais, com as mais recentes atualizações em todas as áreas do conhecimento, terão recursos de R$ 200 mil. “São mais de R$ 6 milhões investidos na atividade fim da Universidade, que é a graduação. Precisamos estar sintonizados com o que a sociedade busca e criar bases de atualização permanente. Estamos observando mudanças muito rápidas em nosso perfil de aluno e temos que nos preparar para acompanhar esses nativos digitais”, explicou Magrone.

Já a pesquisa foi contemplada com recursos de R$ 4,05 milhões. Deste montante, R$ 3 milhões serão investidos na modernização de laboratórios de pesquisa. Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Marta D’Agosto, a medida promoverá a criação de laboratórios de alto nível, o que possibilitará maior intercâmbio com pesquisadores de outras instituições. “A UFJF é reconhecida como um importante centro de produção de conhecimento, com a formação de recursos humanos diferenciados. É importante entrarmos nesse tempo de modernização do ensino na UFJF.”

Os laboratórios de pesquisa também serão modernizados e os projetos receberão R$ 150 mil para complementar o suporte dado pelas agências de fomento, com a compra de itens que estas agências não disponibilizam e a contratação de serviços auxiliares.

Outro benefício é o investimento de R$ 300 mil no programa Pesquisador Visitante, que visa ao fortalecimento dos grupos de pesquisa da UFJF, o incentivo ao intercâmbio de pesquisadores de outras instituições, a ampliação de parcerias e o aumento da produção científica.

Edital de Programa Qualidade Ambiental será lançado na próxima semana

Uma novidade anunciada na área de pesquisa é a criação do programa Qualidade Ambiental, no Campus da UFJF. Segundo Marta D’Agosto, trata-se de um programa induzido de bolsas de iniciação científica, que surgiu graças às demandas da comunidade acadêmica e será lançado por meio de edital que será divulgado na próxima semana. Voltado para os cursos de Música, Artes, Engenharias, Ciências Biológicas e outras áreas do conhecimento, o programa pretende apoiar projetos que desenvolvam propostas e ações para a melhoria da qualidade ambiental, segurança, saúde, saneamento, transporte e bem-estar na Universidade.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, no primeiro serão analisadas as demandas. “Em um primeiro momento, o programa, que é de inovação, começará com bolsas e desenvolvimento das propostas apresentadas. Ano que vem nós vamos lançar programas complementares para dar suporte ao que já foi feito.”

Além das ações acima, haverá a criação de 160 novas bolsas voltadas para a iniciação científica e outros R$ 600 mil para a reestruturação dos programas de apoio ao recém-doutor e apoio a grupos de pesquisa, com 60 novas bolsas. No último mês, foram anunciados mais de R$ 4 milhões para os Programas de Pós-graduação.

KSR(18/05/12)