UFJF oferece 761 vagas em atividades físicas; jiu-jitsu e futsal feminino são novidades

Natação é uma das atividades oferecidas na Faefid

A UFJF, por meio da Faculdade de Educação Física e Desportos, está oferecendo 761 vagas em 19 opções de lazer e esporte, como ginástica rítmica, natação, yogaterapia e tênis. Este semestre ainda traz duas novidades: jiu-jitsu e futsal feminino. Veja a lista completa abaixo.

É permitida a participação de quem não é aluno ou servidor da UFJF na maioria dos projetos. Em outros, é necessário ser estudante (de qualquer nível), professor, técnico ou funcionário terceirizado da Universidade, ou dependente de um deles.

Há turmas no período da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado. A participação é gratuita em 18 dos 20 projetos ofertados. Somente musculação, hidroginástica e natação, oferecidas pelos grupos Corpo em Evidência e Movimente-se Vip, requerem o pagamento de mensalidade, a preço reduzido (de R$ 18 a R$ 35). As três atividades também são ofertadas gratuitamente.

“Todo o material didático será oferecido pela Faefid, e os alunos serão acompanhados por bolsistas, orientados por professores”, explica o coordenador de extensão da faculdade, Luís Fernando Gomes Nascimento.

Atualmente cerca de 40 alunos atuam como bolsista de extensão nos projetos, além de voluntários, estudantes de apoio estudantil ou de treinamento profissional. “Os alunos têm a chance de exercer a prática profissional, além de cumprirmos a tarefa de manter ensino, pesquisa e extensão integrados na vida do estudante”, ressalta Nascimento.  “A gratuidade e as novas instalações do complexo esportivo são um atrativo. Para os alunos da UFJF, também há a vantagem de poder fazer uma atividade física dentro do campus, durante um intervalo entre as aulas”, lembra.

Inscrição

Os interessados devem efetuar inscrição, gratuita e presencial, na próxima sexta-feira, 30, a partir das 14h, no Núcleo de Extensão da Faefid. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, e o interessado só poderá se inscrever somente em uma modalidade gratuita. A segunda opção precisa ser paga.

O candidato a projetos destinados à comunidade interna deve levar documento que comprove o vínculo com a UFJF. Alunos precisam apresentar a carteira de estudante ou comprovante de matrícula. Professores e técnicos devem levar a carteira funcional; e profissionais terceirizados, contracheque e documento de identidade. Durante as primeiras semanas de aula, é obrigatória a entrega de atestado médico para manter a vaga.

Caso as vagas não sejam preenchidas, novo edital será aberto. Outros projetos, que não estão na relação atual, também devem ser acrescentados.

Atividades:

– Ginástica artística e trampolim acrobático

– Ginástica rítmica

– Ginástica localizada para mulheres no climatério

– Ginástica para mulheres com câncer

– Grupo de Dança da UFJF

– Projeto Minas Olímpica (atletismo)

– Jiu-jitsu universitário

– Futsal (infantil e juvenil)

– Futsal (feminino)

– Voleibol

– Atletismo (Prrimeiro Tempo)

– Caminhada Orientada (para pessoas acima de 40 anos)

– Natação (infantil e adulta)

– Musculação

– Yogaterapia

– Hidroginástica

– Musculação e Qualidade de Vida (para pessoas acima de 50 anos)

– Tênis (infantil misto, adolescente misto, adulto feminino, masculino e misto)

– Hidroginástica

Confira aqui a relação de atividades e orientações para inscrição (arquivo em pdf).

Outras informações: (32) 2102- 3266 – Núcleo de Extensão da Faefid

KSR(29/03/12)