UFJF figura entre as cem melhores em mais um ranking internacional

Aumento da produção científica da UFJF tem refletido em melhores posições nos rankings de universidades (Foto: Rafael Prado/UFJF

A UFJF está entre as cem melhores universidades em mais um ranking internacional. A instituição ficou classificada na 89ª posição em escala que avalia a presença das universidades latino-americanas na internet. A pesquisa contou com 3.906 instituições de ensino superior (IES), e foi divulgada esta semana pelo portal Webometrics.

São quatro critérios avaliados. O primeiro deles aborda a quantidade de páginas disponibilizadas sobre a instituição no Google (tamanho); o segundo analisa o número de vezes em que há links para a UFJF em outras páginas (visibilidade); o terceiro aponta a quantidade de arquivos da Universidade do tipo pdf, doc e ppt, disponibilizados no Google; e o último trata sobre o volume de artigos científicos no portal Scopus e no Google Scholar.

“No quesito artigos científicos, a posição da UFJF sobe para 55º, o que reflete o crescimento de nossa produção científica, que já possui reconhecimento em publicações nacionais e internacionais. Neste ranking, o critério de maior peso está na visibilidade. E neste quesito ainda precisamos melhorar. Agora, além do avanço na produção científica, o foco deve ser também na divulgação, e isso é de responsabilidade de todos, dos docentes, dos alunos e da administração superior”, avaliou o coordenador de Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFJF, Alexander Moreira de Almeida.

Para Almeida, o fato da UFJF figurar entre as cem melhores da América Latina em três rankings internacionais recentes e que usam critérios distintos mostra que a nova política de fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação está dando resultados e obtendo reconhecimento de instituições especializadas na avaliação de universidades. “Metade dos nossos programas de pós-graduação tem até seis anos, eles ainda não estão em sua capacidade total de produção acadêmica. Nossa posição nestes rankings tende a melhorar ainda mais quando mais teses e dissertações forem defendidas e, consequentemente, publicadas.”

Segundo o reitor Henrique Duque, a cada dia que passa, a Universidade soma forças e assim atinge sucesso em termos nacionais e internacionais. “A UFJF está sempre presente na disputa por conquistas no cenário acadêmico. Estamos no caminho certo”.

O levantamento do Webometrics é feito pelo Laboratório de Cibermétrica do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha e publicado semestralmente. A melhor colocação de uma universidade brasileira no ranking mundial é da Universidade de São Paulo (USP) que ocupa a 20ª posição, entre as 20.372 IES avaliadas. A UFJF está em 1.238º no mundo e em 42º entre as brasileiras.

Outras posições conquistadas

Em 2011, a UFJF apareceu na 75ª posição no levantamento da consultoria espanhola SIR (Scimago Institutions Ranking), também considerando o contexto latino-americano. No ranking da organização britânica QS (Quacquarelli Symonds), a instituição ficou em 95º lugar no ano passado.

UFJF está entre as melhores universidades latinas, aponta ranking

KSR(15/02/12)