Atletas brasileiros de destaque treinarão na Faefid a partir de sábado

Atletas poderão acompanha a rotina de um esportista profissional

Os amantes do atletismo e aqueles que desejam começar a praticar uma atividade física terão nos próximos dias a chance de acompanhar de perto a rotina de treinamento de um atleta profissional. Do dia 21 de janeiro ao dia 25, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá sediar o 4º Training Camp de Atletismo, que contará com a participação de esportistas de renome como Keila Costa e Hilton da Silva.

Keila disputou o salto em distância nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008) e no Mundial de Atletismo (2010), e Hilton da Silva foi tri-campeão brasileiro sub-23 de salto triplo (2007, 2008 e 2009). Além deles, mais de 70 atletas estarão no evento. As equipes da BMF-Bovespa e da A.D. Guarulhos de São Paulo participarão com 25 integrantes, a equipe de Atletismo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) trará 40 atletas e a de Lagoa da Prata, oito. Pela UFJF, a participação fica por conta dos atletas mirins do Projeto de Iniciação Esportiva Minas Olímpica Geração Esporte. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude (SEEJ) e atende crianças entre 6 e 13 anos..

Para o professor e organizador do evento, Jorge Perrout, o fato da UFJF sediar este tipo de atividade favorece o crescimento da prática do atletismo não só no campus, mas em toda a cidade. “A exemplo do que aconteceu com o vôlei, queremos impulsionar o atletismo profissional na UFJF. E também seguir a vocação que Juiz de Fora possui de formar atletas de destaque nesta modalidade e de realizar competições tradicionais como as corridas rústicas”.

Curso técnico será mais uma oportunidade para estudantes e treinadores

Os treinos acontecem a partir das 8h na pista de atletismo da Faefid. A entrada é franca. O 4º Training Camp conta com o apoio da Federação Mineira de Atletismo do Clube de Atletismo BMF – Bovespa, da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude e da Prefeitura Municipal de Lavras.

Curso Técnico de Atletismo

Em paralelo ao evento, a Faefid também oferecerá para a comunidade um curso técnico de atletismo. Com carga horária de 30 horas, serão sete módulos de conteúdos teóricos e práticos. As aulas são abertas ao público e as inscrições podem ser feitas pelo email jorge.perrout@ufjf.edu.br. O valor do curso é de R$ 60 para estudantes da Faefid, R$ 80 para treinadores e R$ 100 para os demais interessados. Os alunos ao final das aulas terão direito a certificado reconhecido pela Federação Mineira de Atletismo.

Confira os módulos do curso técnico de atletismo

Dia 21 (sábado)

– Avaliação Antropométrica