Universalização da Informática oferece vagas para todos os cursos de graduação da UFJF

O Projeto de Universalização da Informática (PUI) tem por objetivo disseminar conhecimentos na área de informática por intermédio da oferta de disciplinas a distância, disciplinas essas abertas aos alunos de quaisquer dos cursos de graduação da UFJF. Desde a sua instalação há seis anos, o PUI vem sistematicamente oferecendo disciplinas com conteúdos voltados para as seguintes ferramentas computacionais: editores de texto, editores de apresentações, planilhas eletrônicas, ferramentas de acesso e de comunicação na Internet e na Web, banco de dados, editores de imagens e de fotos e gestão de projetos.

As 11 disciplinas em carga atualmente são: UNI101 – Fundamentos da Computação; UNI102 – Editoração Eletrônica de Documentos; UNI103 – Planilhas Eletrônicas; UNI104 – Internet e suas Aplicações; UNI105- Editoração Eletrônica de Apresentações; UNI106 – Banco de Dados; UNI107 – Introdução ao Linux; UNI108 – Introdução ao HTML; UNI109 – Editoração de Imagens; UNI110 – Editoração de Fotos e UNI111 -Gestão de Projetos. Cada disciplina vale 1 (um) crédito computado no histórico escolar do aluno e são realizadas a distância através do ambiente Moodle o que não promove, portanto, coincidência de horário com qualquer outra disciplina que o acadêmico já esteja cursando. Nenhuma dessas disciplinas tem pré-requisito e podem ser cursadas desde o primeiro período do aluno na Universidade. Os alunos acompanham os conteúdos de forma on-line, tirando suas dúvidas com os tutores igualmente on-line ou procurando pessoalmente pelos tutores na sala do PUI junto ao Departamento de Ciência da Computação ou ainda por telefone, nos vários horários de atendimento presencial dos tutores. Em cada disciplina são propostos exercícios semanais e uma única avaliação presencial é realizada ao final.

Alguns cursos da UFJF têm disciplinas do PUI em suas grades de forma obrigatória, a exemplo do Curso de Administração de Empresas e do Curso de Odontologia; outros cursos adotam algumas dessas disciplinas como eletivas, como é o caso do Bacharelado em Química; e muitos alunos, dos mais variados cursos de graduação da UFJF, incluindo os próprios alunos do curso de Ciência da Computação, têm passado pelas disciplinas do PUI de forma optativa, a título de enriquecimento curricular e de complementação de carga horária e de creditação para os seus cursos.

“Com o aumento do número de vagas oferecidas pelos vários cursos e com a criação de novos cursos de graduação projetamos uma demanda média pelas disciplinas em oferta por este Projeto em um patamar ainda maior”, comenta o professor João Carlos, coordenador do Projeto. Há vagas em todas as disciplinas para os acadêmicos que estejam interessados em cursar uma ou mais dessas disciplinas ainda durante este semestre letivo, informa o prof. João Carlos. Para efetivar a matrícula basta o interessado procurar a sua Coordenação de Curso ainda durante o reajuste de matrícula, que se estende até o próximo dia 23. As disciplinas serão disponibilizadas no Moodle para início a partir do dia 22 de agosto.

Para maiores informações, acessem a página do projeto em www.ufjf.br/pui ou enviem mensagem diretamente para o coordenador em joao.carlos@ufjf.edu.br.

Telefone do PUI: 2102-3325

KSR(09/08/11)