Seleções juvenis de vôlei do Brasil e da Argentina se enfrentam na Faefid

Volei Juvenil Brasil x Argentina

Brasil e Argentina se enfrentam neste fim de semana (Foto: CBV/ Arquivo)

As seleções juvenis de vôlei do Brasil e da Argentina se enfrentam nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 19h, no Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os jogos, que prosseguem no sábado e no domingo, sempre às 19h, e com entrada franca, fazem parte da preparação da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial que acontecerá entre os dias 1º e 10 de agosto, no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira, as seleções se enfrentaram em um jogo-treino, com o Brasil vencendo por 3 a 0. Na próxima segunda-feira, as equipes realizam mais um jogo-treino.

O técnico da Seleção Brasileira, Leonardo de Carvalho, ressaltou que as disputas tendem a ser bem equilibradas, com jogos muito duros. “São equipes que se equivalem tecnicamente, possuem características diferentes, mas se equivalem”. Segundo ele, os adversários argentinos defendem muito bem: “Não é fácil fazer a bola cair do lado deles, mas nossa equipe é mais alta e, por isso, é mais privilegiada”.

O assistente técnico da Seleção Brasileira, Marcel Matz, disse que o principal jogador argentino não está em Juiz de Fora, porque está disputando também na categoria adulta, e isto, segundo ele, pode facilitar as disputas. Marcel afirmou que os jogos realizados com clubes profissionais ajudaram na crescimento do time. “A nossa equipe formada é nova, mas estou satisfeito com os resultados até agora, pois já evoluíram bastante.”

Rivalidade

“A rivalidade existe e é grande”, afirma o jogador da Seleção Brasileira, Ary Nóbrega, 20 anos. Ele lembra que a final do Campeonato Sulamericano do ano passado, no Chile, foi entre Brasil e Argentina, quando os brasileiros sairam vitoriosos. Ary acredita que a equipe está bem preparada e elogiou o atendimento que a Universidade tem prestado: “A UFJF tem nos acolhido muito bem, com uma estrutura boa e com o material cedido”.

A Faefid também selecionou voluntários para dar suporte aos treinos e jogos. O aluno da Faefid, Ícaro Abreu Toledo, passou por treinamento e está feliz com o trabalho junto às seleções. “É muito bom poder assistir os jogos de perto. Além disso, recebo como hora de estágio não remunerado.” A aluna de Educação Física, Camila Fabre, afirmou que um evento como esse é uma boa oportunidade para a cidade e também para a Universidade “pois é uma forma de difundir o esporte e conhecer a seleção.”

A paixão pelo vôlei fez com que Wanda Casali Meirelles, 80 anos, saísse de casa para assistir ao jogo-treino. Ela contou que acompanha todos os campeonatos pela televisão e que é fã número um de voleibol. Na comemoração do seu último aniversário recebeu homenagens de seus filhos, com montagens dela com a seleção feminina brasileira de voleibol. Além disso, guarda com muito carinho a camisa que ganhou autografada pelos atletas da seleção, entre eles o Giba.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

www.ufjf.br/faefid