CICLO DE PALESTRAS – PET-FAEFID

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras de Psicomotricidade iniciado no período passado, a partir do dia 24 de maio de 2011, retorna o Ciclo de Palestra, sendo vinculados aos Projetos de Extensão: Caminhada Orientada, Paraolímpico e Luísa de Psicomotricidade e Educação Física.

As palestras serão todas as terças das 14 às 16h, sendo os trinta minutos finais para perguntas e discussões. Neste período serão seis palestras, sendo duas de cada Projeto. Os alunos que participarem de todas de cada projeto, receberão certificado. As inscrições serão prévias e gratuitas feitas pelo site do PET-FAEFID, pois as vagas são limitadas.

A primeira palestra será para o Projeto Paraolímpico, com o tema “Inclusão no Ensino Superior” com o professor Emerson Rodrigues Duarte, que tem mestrado em movimento humano, participa do Projeto Incluir/LABESC – Laboratório de Estudos do Corpo, é  Professor na Faculdade Estácio de Sá e na Prefeitura de Juiz de Fora.

Ele é o autor do livro “Inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Juiz de Fora”, que é o resultado da dissertação de mestrado defendida no Programa de pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora em consórcio com a Universidade Federal de Viçosa que procurou investigar a situação atual da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior em Juiz de Fora, tanto na Instituição Pública quanto nas Instituições Privadas. Este processo teve início com as discussões para implantação do Programa Incluir e nos estudos do Laboratório de Estudo do Corpo (LABESC), ambos sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Caputo Ferreira. Sabe-se que a realidade, da pessoa com deficiência, ainda hoje é de desemprego, informalidade, baixa renda, pouca escolarização e dependência. Com os resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com o processo de acesso, permanência e progressão da pessoa com deficiência a todos os níveis de ensino, possibilitando que este se aproprie dos conteúdos historicamente produzidos pela humanidade para o seu desenvolvimento. E ainda, que todo esse processo de inclusão, em todos os setores, contribua de fato, para a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva, que respeite a diversidade humana e cultural, através da globalização de valores como cidadania, respeito, convivência e solidariedade.

Aguardamos a presença de todos.

Maiores informações: www.ufjf.br/petfaefid

petfaefid@yahoo.com.br