UFJF sedia partidas de handebol e vôlei dos Jogos do Interior de Minas

Time de vôlei da UFJF foi vice-campeão do Jimi em 2010 (Foto: Divulgação)

Após um jejum de 24 anos, Juiz de Fora volta a ser sede de uma fase dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). Onze municípios da região competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei desta quarta, 20, a domingo, 24. As cidades participantes da etapa microrregional em Juiz de Fora são: Barbacena, Coronel Pacheco, Dores do Campo, Goianá, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Rio Pomba, Santos Dumont, São João Del-Rei, São João Nepomuceno e Simão Pereira.

As partidas da cidade acontecerão em dois locais com entrada gratuita. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe os jogos de handebol e vôlei no Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). As disputas de futsal e basquete serão no Ginásio do Sport Club.

De acordo com o coordenador do Jimi em Juiz de Fora, Jarbas Duque, o evento reunirá 450 atletas. “Os jogos são interessantes, porque dão oportunidade ao público da cidade de assistir seus próprios atletas que, muitas das vezes, jogam fora”, afirma.

O Jimi é um programa esportivo de integração entre municípios do interior do Estado de Minas Gerais. O objetivo dos jogos é aumentar a participação da juventude em atividades esportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

Preparações

Cada cidade teve regras próprias para escolher os representantes no Jimi. Em Juiz de Fora, as equipes que chegaram na fase estadual do ano passado se tornaram automaticamente as atuais representantes. “Em 2012, pretendemos fazer seletivas”, conta Jarbas Duque.

Considerados fortes na região, os times masculino e feminino de handebol de Juiz de Fora são os atuais campeões do Jimi. Por isso, foram classificados para participar dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs), em Poços de Caldas, em maio.

O treinador de ambas as equipes, Carlos Dias, intensificou os encontros em quatro vezes por semana para a preparação dos dois eventos. “Contamos com 17 atletas em cada modalidade. No Jimi, somos os maiores vencedores do Estado, foram nove títulos gerais para os homens, e cinco para as mulheres”, conta.

O voleibol é uma das modalidades mais disputadas na competição. A equipe masculina de Juiz de Fora vai tentar repetir o feito de 1986, quando foram campeões pela última vez. Segundo, o treinador da equipe e professor da UFJF, Maurício Bara, o Jimi será um desafio para um grupo recente, que foi vice-campeão em 2009, e ficou entre os quatro primeiros no ano passado.

“Este é um evento que faz parte da nossa história, começamos a nos destacar no JIMI, que, por envolver o interior e muitas equipes, é uma porta de entrada e gera visibilidade”, define.

Abertura

Nesta quarta-feira, dia 20, acontece a cerimônia de abertura, no Complexo Esportivo da Faefid, às 20h. Conforme regulamento geral dos Jogos, as equipes são obrigadas a comparecer para o desfile de abertura. Aqueles que se ausentarem ficarão impedidos de participar dos jogos neste ano.

Próximas etapas

Após esta primeira fase, seis municípios sediarão a etapa regional, com os classificados nos jogos microrregionais, entre os dias 19 e 24 de julho. As últimas partidas, no âmbito regional, acontecerão no período de 6 a 16 de outubro.

Para conferir a tabela de jogos e horários, acesse: http://www.jimi.mg.gov.br/arquivos/Tabela Microrregional Sudeste B.pdf

Outras informações: no site do Jimi www.jimi.mg.gov.br

KSR(19/04/2011)