Encontro de Pesquisa em Educação Física dia 01 de abril

Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF – Sala de Multimeios
Palestrante – Prof. Dr. Maycon de Moura Reboredo
Exercício Físico e Doença Renal Crônica

Dr. Maycon Reboredo possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2005), Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Saúde pela UFJF. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de MG.
Apresentará seu trabalho de Doutoramento obtido recentemente na UFJF, onde estudou o exercício aeróbio para pacientes de doença renal crônica.

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesão renal e geralmente perda progressiva e irreversível da função dos rins. Atualmente ela é definida pela presença de algum tipo de lesão renal mantida há pelo menos 3 meses com ou sem redução da função de filtração.
É conhecido atualmente que cerca de um em cada 10 adultos é portador de doença renal crônica. A maioria destas pessoas não sabe que tem esta doença porque ela não costuma ocasionar sintomas, a não ser em fases muito avançadas. Em muitos casos o diagnóstico precoce e o tratamento da doença nas suas fases iniciais podem ajudar a prevenir que a doença progrida para fases mais avançadas (inclusive com a necessidade de tratamento com hemodiálise ou transplante de rim).
Como a doença renal muitas vezes está associada a diabetes, pressão alta e doenças do coração, o seu tratamento também ajuda a evitar outras complicações como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e derrames.
O exercício pode ter um papel importante no seu tratamento e na prevenção.

(FSS 29/03/2011)