Faefid sedia os Jogos Universitários de Juiz de Fora a partir desta sexta

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará desta sexta-feira, dia 19, até o próximo dia 28, a terceira edição dos Jogos Universitários de Juiz de Fora (JUJF). Atletas de várias instituições de ensino da cidade concorrerão em dez modalidades – handebol, futsal, futebol, vôlei, basquete, tênis de campo, atletismo, xadrez, natação e tênis de mesa – a maioria disputada no Complexo Esportivo da Faefid.

Realizados anteriormente nas décadas de 40 e 50 entre as faculdades da UFJF, os Jogos Universitários de Juiz de Fora foram retomados em 2008 e, além da universidade, contam com a participação de alunos do Granbery, do Vianna Júnior, da Suprema, do Universo, da Estácio de Sá e da Unipac.

Para o coordenador geral do evento, Basileu Rodrigo Tavares, a edição deste ano consolidará esta nova fase da competição. “Passamos pelo processo de retomada dos jogos em 2008, e de expansão do evento em 2009. Agora, em 2010, queremos confirmar o evento dentro do calendário esportivo local.”

O coordenador considera como um grande atrativo da competição o nível elevado dos participantes. “Modalidades como atletismo, handebol, vôlei e natação, têm equipes de alto rendimento, com atletas que já participaram e tiveram boa colocação em disputas estaduais e nacionais.” A torcida, segundo Basileu também será um diferencial durante os jogos. “As faculdades sempre se organizam e fazem questão de torcer por seus representantes.”

Vôlei

Com experiência em competições de nível regional e nacional, a equipe de vôlei da UFJF é um dos destaques dos Jogos Universitários. Sob o comando do treinador Maurício Bara, o time mantém grande parte dos atletas que participaram de outras competições este ano, como o Torneio Show de Bola, no qual o grupo conquistou o bicampeonato.

A expectativa do treinador é que o time tenha um bom aproveitamento e garanta o bicampeonato nos jogos. Para isso, Bara conta com um “grupo de qualidade”, que supera até mesmo o desgaste após uma temporada de muitas partidas. ”Sempre é bom para o atleta estar dentro da quadra. Ainda mais jogando em casa, algo que quase nunca temos oportunidade.”

A cerimônia de abertura dos jogos ocorre às 20h, no Ginásio da Faefid. Em sequência, as primeiras disputas as categorias de handebol masculino e feminino e futsal masculino.

Veja a tabela

FSS(19/11/2010