Aluna da FAEFID ganha medalha de ouro em campeonato sul-americano de karatê

Juliana: “Foi uma grande conquista ganhar uma medalha de ouro apesar de ter tantos concorrentes”

A aluna do sexto período do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Juliana Filqueiras, participou entre os dias 15 e 19 deste mês do VI Campeonato Sul Americano de Karatê-JKA, conquistando a primeira e a quarta colocações nas categorias Kumitê adulto e Kata individual adulto, respectivamente. A atleta recebeu patrocínio da Atlética da UFJF para disputar o evento, que aconteceu em Belém (PA).

Durante a competição os atletas brasileiros tiveram a oportunidade de treinar com os mestres japoneses Sasaki e Machida, o que, segundo Juliana, foi uma importante oportunidade de trocar conhecimentos e se preparar para competições futuras. A atleta ressalta que obter uma boa classificação na categoria adulto também foi uma conquista importante: “Disputei esse campeonato com pessoas entre 18 e 40 anos. Foi uma grande conquista ganhar uma medalha de ouro apesar de ter tantos concorrentes”.

Faixa preta na modalidade, Juliana tem apenas 20 anos e pratica o esporte desde 8 anos. Além dos treinos e das competições, a atleta colaborou na criação de um projeto de extensão da UFJF em 2009. A iniciativa possibilita que alunos do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII tenham aulas de karatê.

A diretora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Edna Martin, parabenizou a aluna pelo desempenho na competição. “Nós da Faefid nos sentimos orgulhosos em ter alunos que despontam tanto na parte acadêmica quanto na parte atlética, nas mais diversas modalidades. Sempre incentivamos a prática de esporte fora da faculdade e o caso da Juliana serve como exemplo para todos.”

A faculdade, por meio da Associação Atlética Acadêmica, oferece treinamento em várias categorias para alunos da Faefid e de outros cursos da Universidade. As atividades são realizadas nas instalações do novo Complexo Esportivo da faculdade, inaugurado este ano.

Além de Juliana, outros seis atletas compõem a equipe, que foi a única representante mineira. No total, o grupo trouxe para Juiz de Fora quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Outras informações: (32) 2102-3281 begin_of_the_skype_highlighting (32) 2102-3281 end_of_the_skype_highlighting (Faefid)