Fechar menu lateral

Secretário Nacional do Esporte ministra palestra em Fórum Internacional

aaa

Ricardo Capelli: “Acredito que a UFJF esteja qualificada para ser um pólo de influência e formação esportiva”

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Capelli, é um dos palestrantes do segundo dia de atividades do Fórum Internacional de Gestão do Esporte, evento realizado pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Capelli vai falar sobre a Lei de Incentivo ao Esporte no Brasil, projeto do qual é presidente da Comissão Técnica.

Para o secretário, participar do Fórum é uma oportunidade de ouvir sugestões sobre as ações realizadas pelo ministério atualmente, além de falar sobre novos projetos. “Embora nem todos tenham conhecimento, a Lei de Incentivo é uma das formas mais efetivas de financiamento ao esporte. É importante divulgar esta iniciativa e os benefícios que ela traz.” Capelli também destacou a importância de investimentos no esporte ainda no ambiente escolar ou universitário, que é, segundo ele, “uma matriz formadora de atletas de alto rendimento”.

O projeto de voleibol da UFJF é apoiado pela Lei de Incentivo desde março de 2009. Desde então recebe recursos que são aplicados no time de vôlei profissional e no projeto de iniciação desportiva que atende a dezenas de crianças da comunidade.

Rede Nacional de Treinamento

Capelli, que visita pela primeira vez as instalações da UFJF, acredita que todas as obras feitas recentemente no campus, em especial na área desportiva, capacitam a Universidade a ser uma das estruturas que farão parte da Rede Nacional de Treinamento.

A medida vai interligar centros de treinamento esportivos em municípios de todo o país e funcionará revelando talentos esportivos e preparando esses atletas para competições de alto rendimento, como as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. “Com todos os investimentos feitos, aliados ao grande potencial intelectual e acadêmico que a UFJF possui, acredito que a universidade esteja qualificada para ser um pólo de influência e formação esportiva.” Além disso, não descarta a possibilidade de Juiz de Fora abrigar delegações de outros países durante os jogos. “A cidade tem todas as condições de receber os atletas. Além da proximidade com o Rio de Janeiro, há uma universidade bem equipada e centros esportivos com uma boa infraestrutura”, observa o secretário.

José Pedro Lopes acredita no desporto como fator de desenvolvimento social e econômico

Professor da Universidade do Porto abriu o evento

O Fórum teve início na noite dessa quinta-feira, 23, com a palestra do professor da Universidade do Porto (Portugal), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes. “Os caminhos da gestão desportiva” foi o tema escolhido pelo palestrante, que falou sobre o caráter multifacetado e plural do esporte, que cresce e ganha a cada dia mais espaço na sociedade.

Para Lopes, o futuro do desporto está nos esportes radicais, nas novas modalidades criadas e nas formas cada vez mais alternativas de se exercitar. “O desporto está em desenvolvimento e nós temos que nos adaptar as novas lógicas sociais que surgem”. Em relação à gestão, afirmou que esta é uma área de intervenção de várias ciências e que não interessa a formação do gestor, mas sim sua capacidade de atingir os objetivos propostos. Citou a interlocução entre a área de educação física e a de recursos humanos como exemplo. “Empresas contratam treinadores famosos para palestras sobre como trabalhar as equipes”. Segundo o professor, quem quiser gerir o desporto, deve aceitar que este é um sistema complexo, incremental e que exige várias habilidades e atualização constante.

Antes da palestra, na abertura do evento, os participantes puderam acompanhar números de dança em cadeira de rodas, com a dupla Viviane Macedo, tetracampeã brasileira, e Luiz Cláudio, tricampeão nesta modalidade. Em seguida, um grupo de ginastas da equipe de Tumbling também se apresentou. Os atletas Rafael Henrique e Tiago Romão, que fazem parte da equipe, representarão o Brasil em campeonato mundial na categoria Elite.

Clique aqui para conferir a programação completa do Fórum

Outras informações: (32) 2102-3281 begin_of_the_skype_highlighting (32) 2102-3281 end_of_the_skype_highlighting (Faefid)

https://www2.ufjf.br/forumgestaodoesporte

Laís de Morais Ferreira – estudante de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação