UFJF recebe os Jogos Universitários Mineiros

Jogos Universitários Mineiros, que começam nesta 5ª, selecionam os times para a competição nacional

Depois de sediar o primeiro Pan-americano Escolar, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será agora sede de quatro modalidades dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs – Olimpíadas Regionais). As partidas de voleibol, handebol, atletismo e futsal serão realizadas no complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

O evento começa nesta quinta-feira, 2, e vai até o dia 7 de setembro, servindo como seletiva para os jogos universitários nacionais, que acontecerão em novembro em Blumenau (SC). Essa é a segunda vez que Juiz de Fora recebe as disputas dos JUMs.

Estima-se que cerca de 150 acadêmicos da UFJF participarão dos jogos representando a instituição em todas as modalidades, que envolvem, além das já mencionadas, natação, xadrez, judô e basquete.

O estudante do 6º período do curso de Educação Física João Paulo Nogueira da Rocha Santos faz parte da equipe de atletismo e espera um bom resultado na competição. “Não me sentia muito preparado para participar dos jogos na última vez que eles estiveram aqui. Agora, estou mais confiante. Treinei bastante e bons resultados vêm em consequência disso”, afirmou o atleta.

Idealizados na década de 60, os JUMs foram reativados há oito anos como forma de incentivo ao esporte universitário e à revelação de talentos. A equipe vencedora de cada modalidade ganha representará Minas Gerais nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs.

Outras informações: www.fume.org.br / 32 2102-3281 (Faefid)

Victor Marcelino – estudante de Comunicação Social

Martha Lohse (revisão) – estudante de Letras