Cerimônia festeja início do Pan Escolar; confira resultados do 2º dia

Festa animou público no Estádio Municipal Mário Heleno

A abertura dos Primeiros Jogos Pan-Americanos Escolares, no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, destacou-se como um espetáculo de união e fraternidade entre atletas, dirigentes, voluntários e o público.

A plateia pôde assistir a um espetáculo que teve início com a descida, pelas estruturas do estádio, do primeiro palhaço do grupo de pantomimas Pivetes, que abriu a série de atrações artísticas, que contou ainda com apresentação de MPB, samba de gafieira, hip hop e capoeira, além da execução do Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento de bandeiras.

No desfile das delegações, vídeos e músicas dos países foram reproduzidos, com animação visível dos participantes. O estudante Hugo Riera, 16 anos, da delegação de natação do Paraguai, destacou a amizade e a união entre os jovens atletas de diversos países. Disse estar preparado para a competição, com esperança de ganhar medalhas, já que treinou em seu país com foco nesta competição.

Em seu discurso, o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, ressaltou a importância do evento, disse que os Jogos levam o nome da cidade para se firmar na história do esporte brasileiro e mundial e declarou oficialmente aberta a competição. O vice-reitor José Luiz Rezende representou o reitor na cerimônia.

Um dos momentos mais aguardados foi a chegada da tocha pelo estádio. Um vídeo apresentado no telão mostrou o percurso do símbolo olímpico pelas ruas de Juiz de Fora. Um dos atletas da cidade, Felipe da Silva Oliveira, conduziu a tocha pelo estádio até acender a pira olímpica. A festa foi encerrada com um show de fogos e a confraternização de voluntários e atletas, que subiram ao palco para dançar e comemorar ao som da música brasileira.

Segundo dia dos Jogos Pan-Americanos movimenta Faefid

Em mais um dia de competição, atletas de delegações do Brasil e de outros três países disputaram diversas modalidades esportivas dos Jogos Pan-Americanos Escolares, no complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Assim como no primeiro dia, os atletas foram prestigiados pelo público, composto em sua maioria por estudantes de escolas da cidade, que encheram as arquibancadas dos ginásios e do estádio da Faculdade.

a

Esta quarta-feira, 25, teve disputas de natação, handebol, atletismo e vôlei na Faefid

Abrindo o segundo dia de jogos, às 9h desta quarta-feira, dia 25, a equipe de voleibol feminino Brasil II estreou com vitória, vencendo a Guatemala por 3 sets a 0. No mesmo horário, na partida de futebol de campo entre os dois representantes brasileiros, quem levou a melhor foi a equipe Brasil I, vencendo de 2 a 1. Mais tarde, às 10h30, o time de vôlei masculino Brasil I garantiu mais uma vitória verde e amarela, derrotando a Guatemala por 3 sets a 0.

No Ginásio do Sport Club Juiz de Fora, às 11h, o time de basquete masculino do Brasil I (com atletas de Brasília) venceu o time do Brasil II (composto por jogadores juizforanos) por 137 a 31. Esta foi a segunda vitória da equipe do Brasil I e, se vencer a partida de amanhã, dia 26, já garante a vitória no campeonato.

O mesmo aconteceu com o basquete feminino, com início da partida às 9h. A equipe Brasil I venceu o adversário Brasil II por 136 a 9. O jogo de amanhã garante a primeira colocação para a equipe vencedora da partida de hoje. Caso perca o jogo desta quinta-feira, realizado às 9h, o torneio será decidido no final de semana.

Às 12h, foi a vez do handebol masculino, abrindo a tarde de hoje. A equipe Brasil I jogou contra a Guatemala, vencendo por 31 a 15. Logo em seguida, às 13h30, deu início a partida do handebol masculino entre Paraguai e Brasil II, com vitória brasileira apertada, de 28 a 26.

O handebol feminino entrou em quadra logo mais, às 15h. Brasil I perdeu a partida com 16 gols contra 22 da equipe do Paraguai. No jogo das 16h30, Guatemala enfrentou Brasil II, terminando com um placar de 21 para a equipe brasileira contra 8 para os guatemaltecos.

Saindo das quadras, foi a vez das provas da natação, iniciadas às 14h30, na piscina olímpica da UFJF. Confira aqui o resultado desta modalidade. Às 15h, iniciaram as provas de atletismo, também na UFJF. Até as 19h de quarta, o balanço com o resultado ainda não havia sido divulgado.

Experiência para atletas e voluntários

Tainá Bastos Lopes, 16 anos, é uma das representantes da equipe de voleibol Brasil II, composta exclusivamente por alunos de escolas de Juiz de Fora. A estudante diz estar satisfeita em participar dos jogos. “É muito legal conviver com alunos de outros países e também conhecer melhor outras modalidades esportivas. Estou gostando muito.”

Aluna do 5º período de Educação Física da UFJF Jaqueline Nascimento Silva é voluntária nos jogos e acompanha a delegação da Guatemala. “Além de poder desenvolver um trabalho na minha área profissional, também aproveito para exercitar o espanhol. Os guatemaltecos são muito simpáticos e tenho aprendido muita coisa sobre a cultura do país”, conta.

Todos os dias, as equipes vencedoras de cada modalidade receberão um troféu da organização do evento. Os Jogos Pan-Americanos começaram na última terça-feria, 24, e irão até o próxima segunda, dia 30. A UFJF é uma das sedes da competição, recebendo as modalidades de voleibol feminino e masculino; futebol de campo; handebol masculino e feminino; atletismo e natação. O acesso ao complexo esportivo da Faefid é gratuito.

Outras informações: (32) 3249-1892/ 3249-1893 – Comitê de Imprensa dos Jogos Pan-Americanos Escolares

Laís Moraes, Lucas Mendes, Naira Gabry – estudantes de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação