1º Pan-Americano Escolar começa na 3ª; UFJF sediará disputas de diversas modalidades

Disputas na nova piscina acontecem já nesta terça-feira

As atividades dos 1ºs Jogos Pan-americanos Escolares tiveram início nesta segunda-feira, dia 23, com congresso técnico e chegada das delegações de Bolívia, Brasil, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Porto Rico e República Dominicana. No total, participam 650 atletas, estudantes entre 15 e 17 anos da rede pública e privada de ensino. Além de apoiar o evento, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará várias disputas no novo Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

A abertura oficial acontece nesta terça-feira, dia 24, às 20h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com a presença das delegações, de representantes do esporte e autoridades políticas, além do presidente da International School Sport Federation (ISF), Andrea Delphin.

As disputas começam na manhã de terça. A partir das 9h, equipes de voleibol, handebol e do atletismo abrem as provas simultaneamente, nos dois ginásios e na pista de atletismo da Faefid. Já no Estádio Municipal, também às 9h, acontece a primeira partida de futebol entre República Dominicana e Brasil 2.

Cento e cinquenta e cinco atletas representarão Juiz de Fora na equipe Brasil 1, composta por estudantes de Juiz de Fora, que disputaram com suas escolas as seletivas municipais. O grupo foi formado pelo fato de a cidade ser a anfitriã dos jogos. Na equipe Brasil 2 estão as equipes que participaram das seletivas nacionais de acordo com cada estado.

João XXIII

Luiz Henrique Vergara Marques, 16 anos, aluno do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, é um dos atletas que representarão o Brasil 1. O estudante terá a chance de nadar na nova piscina olímpica da Faefid e está empolgado com as competições. “O evento tem tudo para ser único. Estou confiante, graças ao apoio que venho recebendo de meus amigos, parentes e de todos do colégio.”

O atleta disputará três provas de natação na terça, dia 24: 100 metros borboleta, 200 metros medley e 400 metros livres. Luiz Henrique é um forte candidato, pois já foi campeão municipal e estadual, além de já ter conquistado o 4º lugar no campeonato brasileiro.

Édna Martin: “O evento será acima de tudo uma grande aula para os nossos alunos, que poderão vivenciar na prática várias disciplinas do curso”

Além das provas de natação, a Faefid sediará as competições de voleibol, handebol, atletismo e futebol de campo. Para a diretora da faculdade, Edna Martin, os jogos são uma importante realização para cidade e para a UFJF. “Juiz de Fora está vivendo um momento ímpar na área do esporte, com a realização deste megaevento”. A diretora ressalta que a faculdade está realizando os últimos preparativos, juntamente com a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), para receber a competição de forma satisfatória e harmônica.

Segundo ela, a expectativa da comunidade acadêmica é grande, sobretudo, entre os alunos, que serão voluntários durante os jogos. “Estamos todos muito envolvidos. O evento será acima de tudo uma grande aula para os nossos alunos, que poderão vivenciar na prática várias disciplinas do curso.”

O pan-americano escolar é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e conta com o apoio da UFJF.

Confira aqui a tabela dos jogos

Outras informações: (32) 3690-7697 (Assessoria de Comunicação dos Jogos Pan-Americanos Escolares)

Laís de Morais Ferreira – estudante de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação