Prova de corrida “Volta ao Lago” abre Olimpíadas da Faefid

Largada este ano aconteceu na nova pista de atletismo, o que ampliou o percurso da competição

A tradicional corrida de rua com volta ao lago que dá início às Olimpíadas da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) foi realizada na manhã desta terça-feira, 17, e contou com 95 corredores. A largada foi dada na nova pista de atletismo do complexo esportivo e, como de costume, os alunos deram a volta no anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), retornando ao ponto de partida.

Segundo o professor Dílson Borges, as Olimpíadas começam tradicionalmente com essa prova. Com a inauguração das novas instalações, o percurso deste ano foi alterado. “Hoje, em especial, a corrida começou na pista de atletismo para promover a nova estrutura da faculdade”, conta. Sendo assim, um novo recorde foi estabelecido. Felipe Caridade, aluno do 4º período, concluiu a prova em 13 minutos e 8 segundos, conquistando seu bicampeonato. Segundo os alunos responsáveis pelo evento, Leonardo Meireles, do 9º período, e Raphael de Sá, do 10º, a ideia é manter esse percurso em competições futuras para contemplar a pista de atletismo e também a universidade como um todo.

A diretora da Faefid, Edna Martin, explica que a corrida tem como intuito promover a integração entre os alunos da faculdade. “A corrida teve grande participação, por ser uma modalidade que congrega todos os períodos, com o envolvimento de todos. Ela já é considerada tradicional na Faefid e marca um momento de recepção e apresentação dos novos alunos”, explica.

Veteranos resolveram fazer a prova fantasiados

Dílson afirma também que essas atividades são instrumentos básicos de socialização entre todos os períodos. “Acabamos utilizando essas provas como um cartão de visita para os alunos do primeiro período. Isso é bom pra eles se habituarem às atividades e esse acolhimento é fundamental para a sequência do curso”, assegura.

Integração e prática esportiva

As Olimpíadas na Faefid/UFJF fazem parte de um projeto de extensão sob a coordenação da professora Edna e do professor Marcelo Mata. O objetivo deste evento é a integração entre os períodos e a vivência de todos os alunos nas diversas modalidades do esporte. “É uma gama enorme de atividades que se estende até dezembro, ao longo do semestre. O que tentamos é promover o encontro de forma saudável, um movimento pela integração. Esse é nosso papel e objeto de estudo”, ressalta Edna.

“A Faefid está relacionada ao esporte, então nada melhor que o esporte para receber os alunos. Essa prática não deveria existir apenas entre os períodos da Faefid, mas envolver também os outros cursos da UFJF”, sugere o calouro Gabriel Amorim Santos, que participou da corrida pela manhã.

Turma de calouros reunida antes da largada. Objetivo é integrá-los ao restante dos alunos

Segundo Edna o evento é semestral, mas a partir do ano que vem este projeto de extensão terá seu formato alterado. As Olimpíadas da Faefid serão realizadas no primeiro semestre letivo; no segundo semestre as Olimpíadas serão ampliadas para os demais cursos da UFJF. “Isso dá mais oportunidade de integrar alunos e cursos”, declara.

Leonardo ressalta que as Olimpíadas são importantes, sobretudo, por ser um evento promovido pelos alunos, sendo eles próprios os árbitros e os competidores. São diversas as modalidades existentes, tais como: vôlei e basquete misto, handebol e futsal masculino e feminino, futebol de campo masculino, a corrida de volta ao lago, atletismo e natação.

A abertura oficial será realizada amanhã, às 12h, no ginásio da faculdade. Na ocasião, serão apresentadas as delegações e realizada a primeira partida de futsal entre o campeão da série A e o campeão da série B da última Olimpíada. Já na quinta-feira, 19, as equipes do vôlei e do handebol feminino entram em quadra.

Outras informações: (32) 2102-3280 (Faefid)

FSS(17/08/2010)