Ex-alunos e até campeões mundiais se impressionam com complexo esportivo

O secretário geral Basileu Tavares e o professor da Faefid Luiz Carlos Pessoa Nery recepcionaram o ex-aluno Gustavo Lucas na sexta-feira, dia 6

A estrutura do novo complexo esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem chamando a atenção de toda a comunidade, inclusive daqueles que não freqüentam mais o campus. “Este era um sonho para nós”, disse o egresso de Medicina, Gustavo Lucas, referindo-se a vontade do grupo Atlética da Medicina (UFJF) em treinar e realizar jogos na Universidade. Junto com a turma, Gustavo foi o responsável pelo renascimento da equipe e hoje, após cinco anos de formado, conseguiu aliar as duas paixões numa única especialidade: a medicina esportiva.

Trabalhando e estudando em Madri (Espanha) há três anos, o ex-aluno da UFJF é médico das equipes de base do Atlético de Madrid, acompanhando garotos desde o infantil até as equipes sub 20. Na bagagem, disse que levou, além da formação acadêmica de qualidade, os seis anos em que fez parte da Atlética, e traça novas perspectivas para o local. “O complexo pode contribuir para revitalizar o esporte universitário, que quase não existe. Além disso, é capaz de favorecer a formação de equipes multidisciplinares dentro da própria UFJF, envolvendo profissionais e estudantes de nutrição, psicologia, fisioterapia, turismo e comunicação, por exemplo”.

a

Complexo impressiona campeões mundiais e poderá ser sede de treinos em 2014 e 2016

Para Gustavo, a estrutura “de ponta” da Faculdade de Educação Física (Faefid) não se vê em universidades da Espanha, apenas em centros de alto rendimento. “O que a UFJF está fazendo é um verdadeiro marco”. Ele pretende contribuir para esta história e já planeja fazer um doutorado e depois voltar a Juiz de Fora seguindo na carreira acadêmica. “Quero retribuir”.

O novo complexo esportivo é a grande chance da cidade receber atletas e equipes de eventos mundiais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, para treinamento. Quem já disputou – e ganhou – medalhas sabe da importância de um local adequado para os treinos. “Juiz de Fora com certeza tem muitos atletas escondidos e que não podem mostrar o talento por falta de estrutura ou de patrocínio. Eu tive o prazer, o orgulho de participar do vôlei aqui na cidade. Comecei minha carreira toda aqui e realmente a gente sentia falta dessa estrutura”, revelou o campeão mundial de Voleibol André Nascimento, durante a inauguração das obras. A judoca medalhista em Pequim, Ketleyn Lima Quadros, também presente ao evento naquela ocasião, diz esperar “que as pessoas usufruam muito bem disso daqui e aproveitem essa estrutura, que não é toda faculdade que tem”.

Entre os dias 23 e 30 de agosto, as instalações da Faefid serão a sede das competições de handebol, vôlei, futebol, atletismo e natação dos jogos Pan-americanos Escolares. Confira as informações: http://www.pjf.mg.gov.br/pan/

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid) / 3841 (Medicina)

FSS(10/08/2010)