Educação física inclusiva é foco de curso para 2 mil docentes do ensino fundamental e médio

aaaa

Pela quarta vez, Faefid será responsável pela realização do curso

Pela quarta vez consecutiva, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá a formação a distância de professores do ensino fundamental e médio. Isso se deu pelo edital da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Especial (Seesp), do Ministério da Educação (MEC), para desenvolver o projeto de implantação de Educação Física inclusiva nas escolas.

Segundo a coordenadora geral da capacitação na UFJF, Eliana Lúcia Ferreira, o Brasil está se preparando para trabalhar com a educação física inclusiva. “Todas as escolas têm que estar preparadas para esse processo.” De acordo com ela, o ensino deve preparar o aluno para estar em convivência social. “Os professores tratam disso em sala de aula, mas se esquecem que as relações acontecem também a nível corporal, ou seja, deve-se respeitar as diversidades de cada colega, pois as diferenças que existem não podem separar a sociedade.”

Essa capacitação vem sendo realizada desde 2007. As licitações são realizadas todos os anos e a Faefid foi a única faculdade de Educação Física vencedora durante as últimas edições. Este ano, o edital concedeu o valor de R$ 600 mil para a realização dos cursos.

A nova proposta será ofertada para dois mil professores das redes municipal e estadual de ensino de todo o território nacional. Os participantes das capacitações se inscreveram pela Plataforma Freire. Conforme Eliana, inicialmente, é feito o registro desses participantes como alunos da UFJF. Depois dessa fase, são iniciadas as capacitações, todas a distância. “Começamos, através de e-mails, capacitando cada um deles a lidarem com a plataforma Moodle, onde são ministradas as aulas.”

Eliana: “Temos uma diversidade imensa de professores envolvidos. Por isso, temos recebido muitos materiais de todo o país. Isso enriquece nossa capacidade pedagógica”

São oferecidas 50 turmas, cada uma possui um tutor, selecionado e capacitado pela UFJF. “Estamos sugerindo propostas pedagógicas e Juiz de Fora se desponta nesse novo paradigma social. Aos tutores, é um bom mercado de trabalho para a área, pois cria a oportunidade de conhecerem novas propostas de ensino e ainda permite que professores formados na UFJF retornem à casa, para, agora, repassar o conhecimento.”

Juntamente com a Faefid, trabalham também renomados professores de outras universidades. Essa equipe está construindo o material didático-pedagógico do curso, que será ministrado em duas edições: a primeira, de agosto a dezembro deste ano; e a segunda, de março a julho de 2011. “Temos uma diversidade imensa de professores envolvidos. Por isso, temos recebido muitos materiais de todo o país. Isso enriquece nossa capacidade pedagógica.”

O curso conta com o apoio do Centro de Ensino a Distância (Cead) da UFJF, por meio da organização pedagógica da plataforma Moodle. Eliana explica que “é só através do ensino a distância que, hoje, conseguimos fazer um curso para duas mil pessoas, envolvendo profissionais de diversas áreas e universidades do país. Isso só é viável, pois há a constituição desse núcleo de ensino na cidade”. A estrutura e a organização do Cead/UFJF, segundo ela, coloca Juiz de Fora numa posição de destaque no cenário nacional.

“A Educação Física era vista em segundo plano no processo de alfabetização do aluno. Atualmente, o setor público percebe que, para a formação desse aluno, deve haver uma inclusão de todas as disciplinas. Há um respeito maior pela área, e o professor, hoje, tem essa oportunidade de se capacitar de forma diferenciada.”

Outras informações: (32) 2102-3283 (Faefid)

www.faefid.ufjf.br

Lucas Mendes de Paiva, estudante de Comunicação Social

Martha Lohse, estudante de Letras (revisão)