Faefid realiza Colônia de Férias e seleciona bolsistas

Para promover diversão, descontração e aprendizado, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está organizando, este mês, a Colônia de Férias da UFJF. O projeto é voltado a estudantes de 5 a 12 anos. Para dar apoio aos participantes, a Faefid está recrutando alunos para trabalharem como voluntários nos eventos.

A Colônia de Férias faz parte do “Programa Boa Vizinhança: Pró-Juventude – Vida Ativa”, criado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A busca pelo ensino do esporte e cultura a crianças e jovens cria a base deste Programa, que encontra na Colônia de Férias uma oportunidade de proporcionar crescimento aos seus integrantes.

O projeto é coordenado pela professora Lídia dos Santos Zacarias. A colônia terá 20 bolsistas do curso de Educação Física, selecionados por meio de prova, análise de currículo e entrevista, além de colaboradores voluntários.

Estão sendo oferecidas também cinco vagas para estudantes de Turismo que queiram trabalhar voluntariamente. Como pré-requisito para a inscrição, o aluno deve ter cursado as disciplinas de “Administração e Organização do Lazer” ou “Recreação e Jogos”. Estudantes dos demais cursos de graduação também podem ser voluntários nas atividades, mas precisam se inscrever.

Os interessados devem entregar currículo e histórico na secretaria da Faefid, aos cuidados de Lídia Zacarias, até a próxima segunda-feira, dia 12. Os colaboradores do projeto receberão certificado. Segundo Lídia, participar deste evento proporciona um espaço de intervenção para que os alunos confrontem a teoria com a prática. “Esse aprendizado complementa as disciplinas ofertadas em sala de aula. Eles aprendem questões sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil, jogos e brincadeiras, dentre outros benefícios.” De 12 a 16 deste mês, bolsistas e voluntários passarão por um treinamento ministrado na Faefid.

Segundo Lídia, a Colônia de Férias é um espaço aberto a toda comunidade juizforana, não estando restrita apenas aos bairros vizinhos à UFJF. Os integrantes poderão participar de atividades recreativas e esportivas no novo complexo da faculdade, utilizando as dependências para a prática de natação e atletismo, por exemplo. “As crianças aprendem diversas linguagens, principalmente, as corporais e esportivas, como jogos, danças, gincanas, brincadeiras, pinturas, ginástica, dentre outras.”

As atividades serão realizadas entre os dias 21 e 30 de julho, das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis, entre os dias 12 e 16, a partir das 14h, no Núcleo de Extensão da Faefid. São, ao todo, 300 vagas disponíveis, e para dar mais energia nas brincadeiras, a faculdade disponibilizará lanche para os participantes.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

www.ufjf.br/faefid/

Lucas Mendes de Paiva – estudante de Comunicação Social

Shirlei Gonçalves – estudante de Letras (revisão)