Jogos Pan-americanos Escolares – Voluntários começam a ser recrutados

Interessados em participar dos Jogos Pan-americanos Escolares como voluntários podem se inscrever a partir de terça-feira, 8, no site da Prefeitura de Juiz de Fora. Para isso, basta preencher um formulário, disponível no endereço http://www.pjf.mg.gov.br/sel/incluir.php. O prazo de inscrição deve terminar na última semana de junho.

Os voluntários selecionados para participar de um dos maiores eventos esportivos do continente americano terão a oportunidade de conhecer novas culturas e pessoas, já que o município vai receber dez países, inclusive a China, que sediou as últimas Olimpíadas e se ofereceu para participar dos jogos. Além disso o voluntário tem a oportunidade de interagir com o meio esportivo internacional e desenvolver suas competências e habilidades, adquirir conhecimentos e vivenciar experiências.

Serão disponibilizadas 500 vagas, distribuídas em diversas áreas de atuação. Não há limite de idade, e são aceitos voluntários de outros municípios e de outros países. A seleção será feita pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com base nas informações fornecidas no formulário. Após o término do cadastramento, a SEL fará contato com os voluntários selecionados, que serão encaminhados de acordo com seus perfis. Após o cumprimento dessa etapa, a SEL vai promover um treinamento para cada área de atuação.

Os voluntários recrutados usarão uniformes (calça e camisa) do Pan-americano Escolar e, de acordo com o tempo dedicado, serão auxiliados com transporte e alimentação (para os residentes em Juiz de Fora). Aqueles que dominam línguas estrangeiras, especialmente o espanhol, já que a maioria dos países participantes é hispanofalante, poderão atuar junto às delegações. Os candidatos que souberem se comunicar em mandarim (idioma oficial da China) serão diferenciais durante o processo de recrutamento dos voluntários e estarão, praticamente, selecionados, de acordo com a SEL. As atuações serão bastante diversas: recepcionar autoridades e delegações, fazer o credenciamento dos atletas, orientar o público, recepcionar e auxiliar pessoas com deficiência, fazer premiações, auxiliar durante os jogos, e diversas outras atividades.

Os Jogos Pan-americanos acontecem entre os dias 23 e 30 de agosto deste ano, reunindo dez países das Américas no município. Além do Brasil, competem Aruba, Bolívia, China (aceita em condições especiais), Chile, Guatemala, México, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela. O Brasil, por ser o país anfitrião, vai participar com duas equipes: Brasil I, com atletas de Juiz de Fora e Brasil II, com atletas de todo o país.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.

FSS(14/06/2010)