Faefid retoma projeto de assistência a excepcionais

José Marques ressalta que a iniciativa tem como objetivos proporcionar atenção adequada às pessoas com deficiência e formação para os alunos da UFJF

Após a suspensão temporária devido às reformas na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o projeto de extensão “Luisa” retomou suas atividades. Na última quinta-feira, dia 27, 33 alunos da Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae) com Síndrome de Down e outras deficiências desenvolveram atividades lúdicas, esportivas, de fortalecimento e reabilitação corporal.

O projeto é direcionado aos alunos da Associação entre 14 e 51 anos. Também fazem parte estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. As atividades são elaboradas visando trabalhar o corpo e sua relação com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência dos alunos. De acordo com o coordenador do projeto e voluntário da Alae, o professor José Marques Novo Júnior, a iniciativa tem como objetivos proporcionar uma atenção adequada às pessoas com deficiência, além de formação para os alunos da UFJF nas áreas de Recursos Humanos e Psicomotricidade, por meio de estágios.

O “Luisa” é parte de outro projeto desenvolvido pela Alae, o “Extra Muros”. Nele são promovidas saídas recreativas a cinemas, clubes, academias de ginásticas entre outros locais; com o intuito de desenvolver a independência e o relacionamento interpessoal. Para a psicóloga da Alae, Laura Cupertino, a importância do projeto está na inclusão social e na valorização pessoal dos alunos. “A maioria não tem contato com outros ambientes a não ser o de suas casas e o da Alae. Com o projeto, além das atividades físicas, eles têm a oportunidade de conviver com pessoas de mesma faixa etária, mas que vivem em realidades diferentes”. Além das atividades realizadas na Faefid, os alunos da UFJF também participam de ações voluntárias na sede da Alae e em eventos que a Associação organiza.

O projeto de extensão “Luisa” faz parte de um convênio da Alae com a UFJF por intermédio da Faefid, com o apoio do reitor Henrique Duque, do secretário Geral da UFJF, Basileu Tavares, e da Gerência de Transportes. Os encontros entre os alunos acontecem todas as quintas-feiras, na Faefid.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

KSR(01/06/2010) VSS (01/06/2010)