Novo projeto paisagístico é desenvolvido na UFJF

Ornamentação de arbustos, plantio de árvores e desenhos na grama. Um novo projeto paisagístico está sendo realizado na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) a fim de valorizar a estética do local e as novas edificações.

O projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de um mês na Faefid, tem previsão de ser concluído no próximo dia 15. Funcionários da Proinfra estão realizando limpeza nos arredores dos prédios, plantio de gramas, palmeiras e bromélias. O intuito do projeto é compensar as áreas que foram desmatadas devido à construção de novos prédios, além de preservar as nascentes de água existentes no local.

As faculdades de Direito, Engenharia e Letras, o Instituto de Artes e Design (IAD), o Centro de Biologia da Reprodução (CBR) e o Restaurante Universitário (RU) também já receberam o novo desenho paisagístico. Eles acontecem de acordo com a demanda de construção e de reforma dos novos prédios, através de solicitação das unidades acadêmicas. O projeto também consiste na construção de espaços de convivência, formados por bancos de cimento em peça única, metalon, que é um tipo de barra de ferro, árvores de eucalipto e trepadeiras.  “A reestruturação da paisagem, propicia os novos locais de encontro. A área agradável faz com que as pessoas se sintam melhor e se aproximem”, explica o gerente de Paisagismo e Oficinas da Proinfra, Reinaldo Chagas.

Mudas
Desde agosto do ano passado, mais de cinco mil mudas já foram plantadas na UFJF. O plantio recebe orientações da Agência de Gestão Ambiental (AGENDA) de Juiz de Fora e do IBAMA sob os critérios do Plano Diretor da UFJF. De cada árvore retirada, 12 são plantadas como forma de compensar a área desmatada devido às obras.

Árvores nativas da Mata Atlântica, que nascem com facilidade e crescem rápido são escolhidas para o plantio. “A iniciativa do plantio se deu pelo compromisso que a UFJF tem com a sustentabilidade e o equilíbrio entre progresso e meio ambiente. Assim, a instituição também demonstra sua responsabilidade”, afirma a coordenadora de Manutenção e Obras na UFJF, Regina Coura de Araújo.

As próximas unidades a receberem o novo projeto paisagístico são o Instituto de Ciências Humanas (ICH) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que estão ganhando novas instalações .

Outras informações: (32) 2102-3709 (Proinfra)
CCS

FSS(07/04/1987)